Com o tema “Vamos Criar Um Trânsito Mais Seguro”, a campanha da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito e parceiros contará com blitzen, aulas de pilotagem, passeio ciclístico e palestras educativas, além de carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison
Por Thatiane Cunha
As atividades de conscientização à redução de acidentes no trânsito do Movimento Maio Amarelo em Araguaína iniciam nesta segunda-feira, dia 15, e vão até dia 31. Com o tema “Vamos Criar Um Trânsito Mais Seguro”, a campanha da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e parceiros contará com blitzen, aulas de pilotagem, atividades nas faixas de pedestre e palestras educativas, além de carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge.
O movimento começa com uma blitz realizada pelos agentes de trânsito às 8 horas, na Avenida Santos Dumont, em frente ao Terminal Rodoviário, com distribuição de panfletos. As outras ações do movimento envolverão empresas e escolas.
Eventos inéditos de conscientização estão na programação deste ano do Maio Amarelo em Araguaína. No dia 21, acontecerá o 1º Passeio Ciclístico Pedal Amarelo, com saída da Avenida Marginal Neblina, às 15h30.
Dia 24, a programação contará com Curso de Pilotagem em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-TO). O evento acontecerá na Praça do Automóvel, localizada na Avenida Filadélfia, no Setor Santa Luzia, a partir das 8 horas.
No dia 27, quando completa um ano da morte do agente Agenison, será realizada carreata e panfletagem em sua homenagem. A concentração será às 8 horas na Avenida Bernardo Sayão seguindo até a Praça das Bandeiras.
O encerramento da programação do Maio Amarelo será na cidade vizinha de Babaçulância, a 60 km de Araguaína. As equipes de Araguaína realizarão peças teatrais, blitz e palestras.
São parceiros do movimento na cidade a Secretaria da Saúde, Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Departamento de Trânsito (Detran-TO), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192), Sistema Fieto, Liga Araguainense do Trauma do Itpac, Grupo de Ciclistas MT Bikes, Autobicicletão, Revemar Motocenter, Grupo Nosso Lar, Prefeitura de Babaçulândia e BRK Ambiental.
O movimento
O Maio Amarelo trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
Ações
A Prefeitura de Araguaína vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 300 km, implantação de ciclovia, sinalização, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.
Após a reorganização do trânsito na cidade, foi registrada queda no número de acidentes em 40% em 2016, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).
Programação
Dia 15 (segunda-feira)
8h - Blitz Educativa (Avenida Santos Dumont, em frente ao Terminal Rodoviário);
16h30 - Blitz Educativa (Avenida Cônego João Lima, Setor Entroncamento).
Dia 16 (terça-feira)
8h - Ciclo de palestras com agentes de saúde (auditório da Prefeitura, Centro);
14h - Ciclo de palestras com agentes de combate a endemias (auditório da Prefeitura, Centro).
Dia 17 (quarta-feira)
8 às 10h e das 14 às 16h – Ciclo de Palestras (Senac).
Dia 18 (quinta-feira)
8 às 10h e das 14 às 16h – Ciclo de Palestras (Senac);
8h30 - Blitz Educativa (Avenida Cônego João Lima, Centro).
Dia 19 (sexta-feira)
8h30 - Blitz Educativa (Avenida Cônego João Lima, Setor Entroncamento);
6h50 e 12h50 – Atividades na faixa de pedestres e ciclo de palestras (Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, Setor Jardim das Flores).
Dia 21 (domingo)
15h30 – Saída do 1º Passeio Ciclístico “Pedal Amarelo” (Avenida Marginal Neblina).
Dia 22 (segunda-feira)
8h30 - Blitz Educativa (Rua 14, Entroncamento);
19h - Ciclo de palestras (Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas, Setor Maracanã).
Dia 23 (terça-feira)
8h - Ciclo de palestras (Escola Municipal Luiz Gonzaga, Setor Costa Esmeralda);
16h - Blitz Educativa (Avenida Santos Dumont, Setor Martim Jorge).
Dia 24 (quarta-feira)
7h30 - Blitz Educativa (Avenida Filadélfia, Setor Oeste);
Dia todo - Curso de Pilotagem e palestras (Praça do Automóvel, na Avenida Filadélfia, Setor Santa Luzia);
19h - Ciclo de palestras (Escola Municipal Meu Castelinho, Setor Oeste).
Dia 25 (quinta-feira)
8h30 - Blitz Educativa (Avenida Filadélfia, Bairro Senador);
Dia todo - Ciclo de palestras (Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Centro);
16h - Ciclo de palestras (Escola Municipal Cornélio Chizzini, Novo Horizonte).
Dia 26 (sexta-feira)
8h - Atividades práticas de Educação no Trânsito (Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, Setor Lago Azul);
Dia todo - Curso de Pilotagem (Praça do Automóvel, na Avenida Filadélfia, Setor Santa Luzia).
Dia 27 (sábado)
8h - Carreata em memória à morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge (concentração na Avenida Bernardo Sayão seguindo até a Praça das Bandeiras).
Dia 28 (domingo)
7h – Panfletagem e conscientização em corrida de rua (estande na Cônego João Lima, Centro).
Dia 29 (segunda-feira)
15h – Palestra (Auditório do SENAI).
Dia 31 (quarta-feira)
Dia todo - Peças teatrais, blitz e palestras (cidade de Babaçulândia, a 60 km de Araguaína).
*Eventos sujeitos a alteração.