Durante a temporada, um item que não pode faltar na bagagem é o kit de primeiros-socorros
Por: Gláucia Mendes
Neste mês de julho, em Araguaína, quase todas as famílias têm o habito de arrumar as malas e ir para as praias dos rios Araguaia, Tocantins, cachoeiras e lagos na região. Mas, em momentos de diversão, é preciso também ter alguns cuidados essenciais com a saúde e a alimentação para que as viagens de férias não se tornem um pesadelo. Um item que não pode faltar na bagagem é o kit de primeiros-socorros.
A equipe de atenção básica do Município destaca que é importante que as famílias levem itens essenciais para evitar ou após acidentes que vierem ocorrer, como repelentes, álcool, algodão, colírio, protetor solar e remédios como antialérgicos, anti-inflamatórios e analgésico.
Os remédios só devem ser ingeridos se houver necessidade, como dor de cabeça ou possível alergia por picada de algum inseto, por exemplo. Mas, lembrando sempre que, se a dor persistir ou qualquer outro problema de saúde mais grave ocorrer, a pessoa deve procurar imediatamente os postos de saúde montados nas praias. Caso esteja em acampamento e não haja postos, procure a unidade básica de saúde mais próxima.
Cuidados
Em caso de alguma queimadura, ou mesmo picada de piranha, por exemplo, os cuidados são: lavar o local com água limpa e de preferência gelada e com sabão neutro. Se ocorrer de alguém ser picado por uma arraia, o ideal é colocar o pé em um balde ou bacia com água morna, para o alívio da dor, até que cheque ao local do atendimento médico.
Em caso de picadas de inseto, se houver irritação ou alergia, a recomendação é não coçar o local afetado, recomenda-se colocar gelo ou passar álcool na área afetada.
Insolação, por excesso de exposição ao sol, pode causar mal-estar e até dor na pele. O recomendado é que a hidratação seja redobrada com a ingestão de muito líquido, além de repouso.
Em caso de dúvidas, ou mesmo se tiver tido algum acidente durante as diversões, procure imediatamente a equipe médica dos postos de saúde ou o Corpo de Bombeiros.
Alimentação
É importante cuidar da alimentação nos acampamentos para hidratar o corpo e evitar algum transtorno, como diarreias, por exemplo. Beber bastante água e outros líquidos é fundamental, como sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco.
Evite comidas gordurosas e frituras e alimente-se à base de frutas e verduras. Os alimentos perecíveis precisam estar refrigerados para não estragar. Se no acampamento não tiver freezer ou geladeira, podem ser armazenados em caixas de isopor com bastante gelo.