A obra de coleta deverá ficar pronta em até quatro meses. Este trecho, do coletor de esgoto Lontra Margem Direita, irá beneficiar a população de oito bairros. Mais da metade da população já foi beneficiada
Por: Gláucia Mendes
A Prefeitura de Araguaína continua com obras inovadoras na coleta de esgoto na cidade. Juntamente com a Odebrecht Ambiental/Saneatins, concessionária na coleta no Município, desde o início do mês de junho, o Município está construindo o coletor Lontra Margem Direita na região da Via Lago. A obra tem prazo de execução de até quatro meses. Além de mais da metade da população já ter sido beneficiada com a coleta de esgoto, mais oito bairros da cidade serão beneficiados com este sistema emissário da rede.
O prefeito Ronaldo Dimas explicou a importância da obra para a Via Lago. “Esse trabalho está dentro dos padrões de qualidade, respeitando o meio ambiente. Além disso, visa o fundamental, saúde da população”, disse Dimas.
Ainda segundo o prefeito, o trabalho é imprescindível para que as obras da Via Lago avancem. Atualmente, está sendo executada, além da rede de esgoto, a ponte que dará acesso à região sul da cidade, onde está localizado o Aeroporto e mais sete bairros.
Qualidade
De acordo com o engenheiro responsável operacional do polo Odebrecht Ambiental/Saneatins, em Araguaína, Vinicius Terra, o coletor terá uma extensão total de 1.824 metros e 900 mm de diâmetro. “Para a construção do coletor, estão sendo utilizados aproximadamente 300 tubos, com diâmetro adequado, para receber quantidade de esgoto prevista para até 30 anos. O material é de qualidade, com ferro fundido e corrugado extremamente resistente”, explicou.
Para a execução da obra, estão sendo investidos R$ 1,2 milhões, com recursos privados e de empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
Setores beneficiados
A cobertura deste trecho do emissário de rede irá atender moradores dos seguintes setores do Município; Jardim Beira Lago, Jardim Filadélfia, Jardim Santa Helena, Santa Mônica, Jardim das Palmeiras, Tecnorte, Loteamento Recanto do Lago e Jardim Itatiaia.
O coletor já foi implantado desde o Costa Esmeralda, na nascente do Rio Jacuba, região norte da cidade, beneficiando até a Via Lago cerca de 80 mil pessoas.
O coletor de esgoto traz vários benefícios tanto ambientais quanto sanitários. O tratamento de esgoto evita a contaminação de pessoas e animais, garantindo mais saúde à população.
Dados
Desde 2013, Araguaína na recebeu mais de 160 quilômetros de rede coletora de esgotos (incluindo coletores). Ao todo, foram executadas 9.423 ligações de esgoto, das quais 2.060 foram realizadas em 2015.
Entre os setores atendidos, de forma total e parcial, estão os bairros Senador, Alaska, Rodoviário, Aeroviário, Aeroporto, Anhanguera, Martins Jorge, Jardim América, Dona Nélcia, Araguaína Sul, Jorge Yunes, São João, Vila Aliança, Vila Couto, Jardim Topázio, Centro e Vila Azul.