Uma quinta por mês é dedicada à realização de palestra e dicas sobre qualidade de vida e trabalho. Nesta quinta, o tema foi ergonomia e segurança
Por:Fernanda de Alcantara
Créditos Fotos: Marcos Filho/Ascom
O Projeto Quinta Nobre busca o aprimoramento pessoal, profissional, social e familiar para qualidade de vida e de trabalho dos profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Nesta quinta-feira, 19, o evento teve como tema a ergonomia e segurança no trabalho e contou com cerca de 15 servidores, entre eles médicos, enfermeiros e condutores.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação em Urgências do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), contando com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Riscos no trabalho
A fisioterapeuta e palestrante do Cerest, Diana Leite, explicou que os riscos do ambiente de trabalho e das operações se dividem em físicos, químicos, biológicos e ergonômicos; que era o tema da exposição.
“O estresse, esforço físico intenso, jornadas de trabalho intensas, desencadeiam problemas no trabalhador que podem ser sanados com adaptações individuais no ambiente de trabalho. Isso é ergonomia. Às vezes a minha cadeira não é a cadeira adequada para o meu colega mais alto, por exemplo”, disse a fisioterapeuta.
Cuidados
A enfermeira e coordenadora de educação e emergências, Áurea Aldenes de Souza, contou que a proposta da Quinta Nobre é aproximar os servidores do cuidado próprio e manter essa relação em uma quinta por mês no ambiente de trabalho. Dessa maneira, os servidores poderão tirar dúvidas e trocar conhecimento sobre as próprias vidas.
“Desde 2011 estamos nos esforçando para tornar esse projeto algo que realmente envolva o servidor. Queremos profissionais com mudança de comportamento na própria vida, hábitos saudáveis. É o SAMU cuidando dos samuzeiros”, disse a coordenadora.
Outras palestras
Em abril, a Quinta Nobre contou com a palestra da Liga do Trauma de Enfermagem do ITPAC sobre musicoterapia. Outros temas como administração do tempo, finanças, alcoolismo, alimentação saudável/estilos de vida, controle do peso, cuidados com o sono, diabetes, doenças respiratórias, prevenção de câncer, stress, hepatite, sedentarismo e outros assuntos, também serão abordados nos próximos encontros.