Mesmo com trabalho de coleta periódica realizada nos córregos, ainda é grande a quantidade de lixo que chega ao Lago Azul. O lixo jogado nas ruas e margens de córregos é um principais causadores do problema
Por Mara Santos
Um total de mais de 140 sacos com lixo foi recolhido pela Prefeitura de Araguaína na última sexta-feira, às margens do Lago Azul, no trecho onde estão em execução as obras da Via Lago. Garrafas pet, latas de alumínio, papel, embalagens plásticas e papelão foram retirados pelas equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria da Infraestrutura.
Na quinta-feira, a coleta havia sido realizada no Córrego Santa Helena, também conhecido como Muricizinho, que nasce no Jardim Santa Helena e desemboca no Rio Lontra. Nele, o lixo coletado encheu 80 sacos.
Outros pontos já estão no planejamento para receber os trabalhos de limpeza e desobstrução, um deles será o córrego Neblina, a partir do Setor Noroeste.
“Periodicamente realizamos o trabalho de roçagem e retirada de resíduos em todos os 14 córregos canalizados da cidade como forma de evitar que o lixo jogado nesses córregos chegue ao lago, além de prevenir enchentes, águas empoçadas e proliferação de insetos”, afirmou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Walteir Fiúza.
Responsabilidade de todos
O sucesso do trabalho das equipes de limpeza pública depende da colaboração da comunidade, no sentido de evitar o despejo de lixo às margens ou diretamente dentro do Lago e córregos da cidade, além de acondicionar corretamente o lixo e entulho produzidos em suas residências.
Outra atitude importante é observar os dias e horários em que o caminhão da coleta passa pelo seu bairro e só colocar o lixo para fora nos dias corretos, evitando assim que animais o espalhem ou que a enxurrada o leve até os córregos.