O curso acontece nesta quinta-feira, 5, e faz parte do calendário junino da cidade. Os participantes terão habilidade de julgar apresentações, dentro dos requisitos necessários para pontuações
Por Fernanda de Alcantara
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará o Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas gratuito. O evento, voltado para amantes de arte e cultura, acontecerá nesta quinta-feira, 5, no auditório da Prefeitura, no Centro, das 19 às 23 horas. Em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequajuto), o treinamento também selecionará os jurados do Festival de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016.
A professora de literatura Odejane Figueira, que está há sete anos na Fequajuto, vai ministrar o Curso de Jurados. Ela conta que a capacitação vem de encontro à profissionalização das quadrilhas, que ficam cada vez mais competitivas e focadas nas apresentações. “É um trabalho social incrível, porque a gente acompanha a evolução dos grupos, as oportunidades que eles começam a ter de viajar, de se superarem, pra mim é incrível”, disse emocionada.
O figurino, o marcador, a animação, a coreografia e harmonia do grupo, o repertório musical, a evolução, o casal de noivos e o casal de reis são os requisitos que definem a pontuação das apresentações de dança. Segundo a professora, todos esses requisitos serão apresentados e discutidos durante o treinamento. “Dessa forma, os jurados terão um bom discernimento de júri e poderão avaliar com bom senso e de forma justa apresentações de dança das quadrilhas”, pontuou.
Para o secretário executivo da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, o curso é importante para dar mais credibilidade ao Festival. “A cada ano buscamos acompanhar a evolução do concurso. Um júri capacitado tornará o evento mais atraente, as quadrilhas estarão mais atentas aos detalhes, e quem ganha é público”, apontou.
Fequajuto
Desde 2008, o principal objetivo da Fequajuto é fomentar as quadrilhas juninas, os eventos, organizar os quadrilheiros e realizar os cadastros. A federação ainda realiza trabalhos nas cidades de Manaus, Caldas Novas e Belém e no Estado de Roraima.
Calendário
O Curso de Jurados faz parte da programação junina em Araguaína, que teve início no dia 24 de abril com o ensaio aberto das quadrilhas. O próximo evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 6, com o Concurso Municipal Rainha Mirim de Araguaína, às 20 horas, no Parque Cimba. No dia 7 de maio, é a vez da escolha da rainha mirim estadual, também no parque, às 20 horas.
Ainda em maio, nos dias 14 e 15, será realizado o Concurso Estadual de Casal de Noivos e Casal de Reis do Tocantins, em Palmas. Já a escolha da Rainha do Arraial será em Araguaína, no dia 28 de maio, às 20 horas, no Parque Cimba.
O Festival de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016 também será no parque, pela primeira vez, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Em julho, nos dias 2 e 3, acontecerá o Festival Estadual de Quadrilhas, com a participação das quadrilhas araguainenses.
Serviço
O quê: Curso de Jurados gratuito em Araguaína;
Quando: Dia 5 de maio, quinta-feira. Das 19 às 23 horas;
Onde: Auditório da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, 52, no Centro;
Por que: Capacitar os amantes de arte e cultura para serem jurados de apresentações de quadrilha.
Resumo da programação
5 de maio (quinta-feira)
19 às 23h - Curso de Jurados (Auditório da Prefeitura);
6 de maio (sexta-feira)
20h - Concurso Municipal Rainha Mirim de Araguaína (Ginásio Bairro São João);
7 de maio (sábado)
20h - Concurso Estadual de Rainha Mirim do Tocantins (Ginásio Bairro São João);
14 e 15 de maio (sábado e domingo)
20h - Concurso Estadual de Casal de Noivos e Casal de Reis do Tocantins (Palmas);
28 de maio (sábado)
20h - Concurso Municipal Rainha do Arraial de Araguaína (Parque Cimba);
24, 25 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo)
20h – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016 de Araguaína (Parque Cimba);
2 e 3 de julho (sábado e domingo)
20h - Festival Estadual de Quadrilhas do Tocantins (Palmas).