Evento será na segunda-feira, dia 16, a partir das 14 horas, no auditório da Prefeitura, no Centro
Por Joselita Matos
Com o objetivo de discutir o planejamento da drenagem urbana de Araguaína, a Prefeitura realiza na próxima segunda-feira, dia 16, a partir das 14 horas, uma audiência pública com a participação de representantes da sociedade civil organizada, associações, entidades e técnicos da área. A audiência será no auditório da Prefeitura, localizada na Rua 25 de Dezembro, no Centro.
Durante a audiência, será apresentada a minuta do Plano Municipal de Drenagem Urbana da cidade. Nela contém o planejamento para a área de drenagem na cidade para os próximos anos, acompanhando o seu desenvolvimento. A drenagem urbana é um dos quatro eixos do saneamento básico, que inclui ainda o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.
O documento traz um diagnóstico da situação atual do sistema, os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização do atendimento; além de programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, além de mecanismos e procedimentos para a avaliação da eficiência e eficácia das ações programadas.
Após a audiência, o plano estará aberto para consulta pública entre os dias 17 e 31 de maio, através do site araguaina.to.gov.br. A população poderá enviar sugestões ou tirar suas dúvidas sobre o documento.
O plano, após aprovado, será uma ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.
Ações realizadas
Em 2013, a atual gestão já aprovou o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE). No ano seguinte, foi o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). E agora falta apenas a aprovação do Plano Municipal de Drenagem Urbana (PMDU) para concluir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Em três anos, a atual gestão já realizou mais de 22 mil metros de drenagem em diversos bairros que sofriam com alagamentos, erosões e risco de desabamento. Dentre as ações já foram realizadas obras de canalização de córregos, transposição de bacias e diversas drenagens com a implantação de sarjetas, bueiros e galerias.
Araguaína é a primeira cidade da região norte do Estado com um aterro que cumpre rigorosamente a legislação ambiental com a construção do Aterro Sanitário intermunicipal, implantado em 2015. Ainda nesses três anos, mais de 47 mil pessoas foram beneficiadas com mais de 183 km de redes de esgoto, através da parceria entre a Prefeitura e a Odebrecht Ambiental/Saneatins. Ainda em 2016, mais 30 mil pessoas serão beneficiadas.