Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2016
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2016
  • Prefeitura participa de caminhada de sensibilização sobre acessibilidade em Araguaína

Prefeitura participa de caminhada de sensibilização sobre acessibilidade em Araguaína

Publicação:  02/12/2016 10h12
Última modificação:  02/12/2016 10h12
Compartilhar:

Com o tema “Acessibilidade: direito de todos, responsabilidade de cada um”, centenas de deficientes e parceiros participaram de uma caminhada no centro da cidade

Por Joselita Matos

É celebrado no dia 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população a respeito da acessibilidade que é de responsabilidade de todos, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 2, a 4ª Caminhada das Pessoas com Deficiência, tendo como tema com o tema “Acessibilidade: direito de todos, responsabilidade de cada um”. O evento foi promovido pela Associação dos Deficientes de Araguaína (ADA) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Araguaína.

O secretário municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia Pereira da Silva, participou da caminhada e comentou sobre a conscientização e o envolvimento de todos para dar acessibilidade e inclusão social aos deficientes. “É um momento que a gente para para chamar a atenção da sociedade em geral; o poder público tem feito a sua parcela, mas ele sozinho ele não consegue atacar todos os pontos”, disse. “É necessário sensibilizar toda a sociedade, sobretudo o comércio, as empresas, porque acessibilidade não é só no aspecto físico, mas também de inclusão social, intelectual, várias formas de ter acessibilidade. Muito se fez, houve muitos avanços, mas é uma luta constante que precisa estar lembrando, principalmente a sociedade, o comércio, da necessidade de participar dessa mudança”, ressaltou o secretário.

Representando o presidente da Associação de Deficientes de Araguaína (ADA), Nilza Araújo, também falou deste dia de conscientização para toda a comunidade. “Todas as vezes quando nós falamos com pessoas com deficiência, às vezes as pessoas nos perguntam: kadê essas pessoas? Nessa caminhada é a oportunidade de podemos trazer algumas pessoas para participar conosco e mostrar que nós estamos aqui, nós moramos nessa cidade, nós participamos de tudo nessa cidade, nós temos o direito de ir e vir como qualquer outra pessoa e é uma grande oportunidade que nós temos nesse dia de hoje”, declarou Nilza.

Araguaína Sem Barreiras

Visando proporcionar acessibilidade a todos, está em execução por meio do Departamento de Posturas de Edificações (Demupe), o programa Araguaína Sem Barreiras, um conjunto de ações a ser desenvolvidas na cidade, como eliminação de barreiras, sensibilização e construção de uma cidade acessível.

No primeiro momento, o programa consiste no trabalho de fiscalização, orientação e notificação aos moradores cujas calçadas não estejam adequadas para dar segurança e acessibilidade ao pedestre, sobretudo aos portadores de necessidades especiais, permanentes ou temporárias. São consideradas acessíveis e seguras as calçadas sem rampas (somente de acessibilidade), sem degraus, sem obstáculos e sem buracos.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2016
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante