A Semana do Bebê, sugerida aos municípios pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância – UNICEF, tem meta de tornar prioridade a realização de uma mobilização social a favor da primeira infância
Por:Fernanda de Alcantara
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância – UNICEF. A semana tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade, uma prioridade nas atividades sociais dos municípios brasileiros. Pensando nisso, a Prefeitura de Araguaína encaminhou para votação o projeto inédito na cidade à Câmara de Vereadores.
A Semana do Bebê proporcionará apoio aos familiares e às crianças nos primeiros anos de vida e serve para se pensar e avaliar as condições sociais educacionais e de saúde. As orientações são essenciais para garantia do direito ao pleno desenvolvimento de cada criança.
Semana do Bebê
Durante a semana, as mães e os bebês de até seis anos de idade poderão ter acesso a cuidados e informações de cuidados e benefícios do pré-natal de qualidade, benefícios do parto normal e humanizado, impacto da cesariana desnecessária, imunização, direitos da gestante e do bebê, responsabilidade paterna na criação do bebê, aleitamento materno, cuidados com o bebê, adolescência, sexualidade, gravidez e prevenção de DSTs e HIV, direito de brincar para desenvolver-se, acesso e qualidade da educação infantil, violência doméstica e estimulação e interação com o bebê.
A Diretora de Proteção Social Especial e articuladora do projeto para o Município, Núbia Marinho, conta que a semana acontece em alguns lugares do Brasil. “É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar”, disse Núbia.
UNICEF
Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do País.