O motivo é a falta de material no Serviço de Referência em Triagem Neonatal devido ao não-repasse financeiro do Estado
Por: Gláucia Mendes
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informa que está havendo atrasos no resultado de exames do teste do pezinho, por falta de reagentes e insumos no Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN). A falta é devido ao não-repasse financeiro do Governo do Estado, segundo informou o serviço da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína (Apae), responsável pela distribuição de materiais utilizados na coleta, leitura do material e divulgação do resultado.
Em ofício circular, o SRTN explicou que a falta de repasses financeiros está impossibilitando o pagamentos dos fornecedores de material necessários para a realização do teste.
A não-realização dos exames também foi comunicada pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 088/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, Vara e Procuradoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde de Araguaína e Ouvidoria do Município.
Coleta
A Prefeitura é responsável pela coleta do material para o teste (sangue) nas unidade básicas de saúde (UBS). Apesar do atraso nos resultados, as UBS do Município continuam coletando material para a realização do teste.
O material coletado é encaminhado para o Serviço de Referência em Triagem Neonatal e após o exame ficar pronto cabe também às UBS entregar às mães ou responsável pela criança o resultado.