População deve ficar atenta e utilizar rotas alternativas em três ruas no Centro até a conclusão da obra, que deve terminar na próxima sexta-feira
Por: Gláucia Mendes
Continuam os trabalhos de recuperação e reconstrução nas ruas e avenidas de Araguaína. Nesta semana, o recapeamento com asfalto usinado do Centro Expandido chega às ruas próximo ao Mercado Municipal e mais um trecho da Rua Primeiro de Janeiro. Os trabalhos desta etapa, que abrangem as ruas Souza Porto, Rodoviária, Rui Barbosa e Três de Maio, devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, dia 18.
As ruas são de grande fluxo e compreendem acessos à principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima. Até a conclusão dos serviços, a Prefeitura de Araguaína pede a compreensão da população, principalmente dos motoristas e motociclistas, para que utilizem as rotas alternativas, já sinalizadas.
Para minimizar os transtornos, agentes de trânsito, da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), estão nas ruas para orientar sobre as rotas provisórias.
Rotas alternativas
Para desviar das ruas em obra, os motoristas podem realizar o percurso por rotas alternativas que são as ruas Gonçalves Lêdo, Santa Cruz, 21 de Abril e 15 de Novembro.
No sentido do Bairro São João, a rota alternativa será pela Avenida Cônego João Lima, Rua Falcão Coelho e Gonçalves Lêdo. No sentido entroncamento, a rota é pelas Ruas Sadoc Correa, Rui Barbosa, das Mangueiras e 25 de Dezembro.
Para circular no Centro, a rota alternativa é pela Rua Ademar Vicente Ferreira e Avenida Tocantins.
Asfalto usinado
O asfalto usinado, que está sendo aplicado nas ruas e avenidas de Araguaína, tem durabilidade de aproximadamente dez anos. O material pode ser aplicado mesmo em período chuvoso (desde que haja uma curta estiagem). O processo não necessita de um período longo de secagem.
Logo depois de aplicado, já pode receber tráfego e, caso aconteça de chover no período de aplicação, não sofrerá danos.
As obras de infraestrutura urbana fazem parte do projeto do Centro Expandido IV, através do convênio entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Segurança e Sinalização no Trânsito.