Através do termo de cooperação firmado com a Prefeitura, o governador Marcelo Miranda e representante da empresa responsável assinaram na manhã desta segunda-feira, 9, ordem de serviço para início da obra
Por: Gláucia Mendes
A população dos setores São João, Araguaína Sul 2, Santa Terezinha, Tereza Hilário, Raizal, Patrocínio, Morada do Sol e Ana Maria serão beneficiados com a execução de vários serviços de recuperação de ruas, como pavimentação asfáltica, drenagem e reconstrução. A ordem de serviço, no valor de R$ 44 milhões, foi assinada hoje, através do termo de cooperação firmado entre a Prefeitura e o Governo Estadual.
Com a presença do prefeito Ronaldo Dimas e autoridades regionais e estaduais, na solenidade, o governador Marcelo Miranda e representantes da empresa CCB construtora e CEF assinaram o contrato.
As obras, que iniciaram hoje, serão executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), convênio do Governo do Estado com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Durante a solenidade realizada na Rua Rodoviária, esquina com a Rua 14 de Janeiro, no Setor São João, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, disse que a realização dessas obras representa um grande benefício à população.
“Estamos lutando desde 2011, quando estive na Secretaria Estadual das Cidades, apresentando estudo preliminar solicitando recursos ao Governo Federal e depois o governador Marcelo Miranda assinou o contrato com a CEF para licitar o projeto. Às vezes, não é fácil, mas a gente tenta buscar os recursos e essa luta, em conjunto com o Governo Estadual e Federal tem uma só finalidade: beneficiar toda a população”, frisou.
O governador Marcelo Miranda ressaltou que as parcerias com o Governo Federal e o Município é que torna possível a realização de obras. “Meu trabalho é para o Tocantins, por isso sou parceiro também do povo de Araguaína, que é minha terra. Todos os projetos que buscamos realizar aqui e em outras cidades é para beneficiar o povo tocantinense”, destacou.
Obras
Além da obra de pavimentação asfáltica, na oportunidade, Marcelo Miranda, Dimas e demais autoridades assinaram ordem de serviço para a construção do Centro de Apoio Socioeducativo (Case). A obra, que deve ficar pronta em 24 meses, terá capacidade para atender 96 adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 12 a 18 anos. O investimento da obra será de mais de R$ 12 milhões.
Na oportunidade, foi anunciado também a recuperação de mais de 300 quilômetros de rodovias estaduais. Antes de assinar a ordem de serviço para a pavimentação das obras, as autoridades presentes visitaram a construção da obra do Fórum da Comarca de Araguaína e participaram também da solenidade de entrega de duas viaturas do Corpo de Bombeiros. Um autotanque, que armazena até 12 mil litros de água, será utilizado no combate a incêndios e uma autoescada mecânica.
“Já tivemos incêndios em nossa cidade e sabemos que, se tivéssemos esses equipamentos, o atendimento seria bem mais rápido. Essas viaturas de ponta, com certeza irão agilizar o trabalho dos bombeiros e beneficiarão a população”, disse Dimas.
Autoridades
Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Lázaro Botelho; os deputados estaduais Olynto Neto, Jorge Frederico, Valderez Castelo Branco, Elenil da Penha; o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins. Ronaldo Eurípedes; O presidente da Câmara de Vereadores de Araguaína, Marcus Marcelo; tenente coronel Patrícia Murussi Leite, da Polícia Militar (PM); comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas; secretários estaduais e municipais, vereadores e autoridades regionais.
Passo a passo da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica em Araguaína
2011 - Secretaria Estadual das Cidades apresenta estudo preliminar solicitando recursos ao Governo Federal;
2012 - Aprovação do projeto e autorização de contratação do financiamento pelo FGTS;
2013 - Governo do Tocantins assina contrato com a Caixa/FGTS e licita projetos e obras;
2014 - Empresa vencedora elabora e apresenta os projetos executivos dando início ao contrato;
9 de maio de 2016 - Início das obras de pavimentação/recapeamento/reconstrução.