Prefeitura e Caixa realizaram na tarde desta quarta-feira, 22, o sorteio de endereços de 156 unidades habitacionais do Residencial Lago Azul 1
Por Joselita Matos
O sonho da casa própria está cada vez mais próximo para 156 beneficiários do Residencial Lago Azul 1, em Araguaína. Na tarde desta quarta-feira, 22, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, junto com a Caixa Econômica Federal, realizaram o sorteio de 156 endereços.
A sacoleira Neusa Alves Pereira mora de aluguel e estava ansiosa para conhecer logo a sua casa. “Tenho dois anos que eu espero por isso, foi o maior sonho pra mim na minha vida. Agora realizado, graças a Deus. Tô contando as horas e os minutos pra entrar na minha casa”, disse feliz dona Neusa.
Outra que também transbordava de alegria era Maria do Socorro de Sousa dos Santos, que mora em uma casa cedida pelo filho, nos fundos da residência dele. “Eu vivo em um barraquinho no fundo da casa do meu menino, mas não tenho casa. Agora eu tô feliz porque vou ganhar a minha casa. Hoje tô realizando o meu sonho”, comentou dona Maria do Socorro.
Para Yohana Araújo dos Santos Borba, a casa própria é o presente de casamento esperado há cerca de seis anos. “Desde que eu casei, nunca tive a minha casa própria, o meu sonho era ter a minha casa. E agora tô realizando esse sonho hoje. Consegui meu endereço aqui, mais um pouco vou estar na minha casinha. Tenho cinco anos de casada, vou fazer seis anos agora. A casa vai ser um presente de casamento”, disse com um sorriso estampado no rosto.
O vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, participou do sorteio de endereços e pediu para que os próprios beneficiários ficassem atentos e ajudassem na fiscalização das casas. “Vocês também podem ajudar, vendo se aquela pessoa que foi selecionada realmente precisa. Denunciando e informando para a secretaria e também para a Caixa”, destacou.
Nesta etapa, são 1.030 famílias beneficiadas com a entrega das residências, prevista para acontecer ainda este ano de 2016. O residencial é uma parceria dos programas Casa Para Quem Precisa, da Prefeitura, e Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.
Novo jeito de morar
Todas as casas contam com dois quartos, sala com cozinha (modelo americano), banheiro, área de serviço, piso cerâmico e forro. Toda a estrutura é em concreto armado e construída sobre radier (laje de concreto armado).
O Residencial Lago Azul, que compreende as etapas 1, 3 e 4, contará com escola de tempo integral, creche, unidades públicas de saúde e um centro de assistência social.
Habitação
Araguaína é considerada a Capital da Habitação do Tocantins. A cidade possui o segundo maior programa habitacional da região Norte do Brasil e o maior do Estado. Em 2014, foram entregues 2.204 casas, nos residenciais Costa Esmeralda e Construindo Sonhos.
Em 2016, estão sendo entregues mais 3.411 no Lago Azul e Parque do Lago. Outras 500 casas serão iniciadas no Residencial Primavera.