O transplante nas 24 jardineiras que já estão em construção será uma inovação na história da cidade
Por: Fernanda de Alcantara
Crédito/Fotos: Marcos Filho/Ascom
As estruturas das 24 jardineiras da praça já estão praticamente prontas na obra de reconstrução da Praça das Nações, na região central de Araguaína. Feitas para abrigar e proteger as árvores, as jardineiras permitirão o transplante de árvores e mudas e será uma inovação na história da cidade. Além das jardineiras, a fonte da praça já está erguida. Os postes e encanações subterrâneas foram instalados nesta etapa que segue em ritmo acelerado.
A previsão de conclusão dos trabalhos finais da primeira etapa da praça é de 60 dias. Ema reunião com engenheiros e demais entidades, o prefeito Ronaldo Dimas discutiu na manhã desta quarta-feira, 24, alguns detalhes da primeira etapa da praça e detalhes técnicos da obra.
“Estamos caminhando bem, a praça está dentro do ritmo e não retiraremos nenhuma árvore, apenas as que estão doentes que já foram removidas, estamos definindo alguns detalhes e locais que precisam de retoques também”, disse Dimas.
Jardineiras
Um dos engenheiros civis da obra, Eduardo Martins, explica que são três tipos de jardineiras: a grande, a média e a pequena. Elas vão abrigar as árvores já existentes e também aguardar o replantio das outras. “A Prefeitura vai disponibilizar essas árvores para um transplante pela primeira vez na cidade de Araguaína. Além disso, a fonte já está no ponto do investimento, mais o meio fio e encanações, que a partir da semana que vem já estarão prontos”, explicou Martins.
A nova estrutura da Praça das Nações, além da fonte, contará com quatro quiosques fixos, palco com rampa de acessibilidade, playground com vários brinquedos, piso e calçadas com bloco intertravado, mesa e bancos fixos de concreto, lixeiras para coleta seletiva, espaços para feiras livres, além de todo paisagismo e arborização adequados para o clima local.
Transplante de árvores
Serão implantadas aproximadamente dez árvores na praça, em parceria com o Viveiro Flores. A ação recebe o apoio técnico do viveiro, além da doação das mudas, junto à Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
Os tipos de árvores doadas variam entre as espécies de tamboril, pequizeiros, ipê, cajuí, cajá e até seringueira. As árvores são de médio porte e nativas da região do cerrado.
Cuidados com a praça
Além dos cuidados com a construção e arborização, um dos objetivos da Prefeitura é manter a estrutura da praça para evitar vandalismo. Uma parceria com aproximadamente cinco comerciantes de Araguaína busca aumentar os cuidados com a nova praça.
No início de 2015, a Prefeitura interviu ainda sobre a demanda de mais de 60 corretores de automóveis que vendiam seus veículos informalmente, ocupando vagas de estacionamento na praça. A Prefeitura entregou no mês de novembro a Praça do Automóvel, com 140 vagas: 70 para carros e 70 para motos.