Com o tema “Cair maduro é só para fruta”, acadêmicos de enfermagem estarão abordando, no dia 4 de junho, às 15 horas, sobre condutas a ser cometidas em casos de queda de idosos
Por Fernanda de Alcantara
Um evento de prevenção de quedas para pessoas da terceira idade será realizado pelos estudantes do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). No dia 4 de junho, das 15 às 19 horas, a Campanha “Cair maduro é só para fruta”, com apoio da Prefeitura, pretende reunir cerca de 100 pessoas no Parque Cimba.
Com organização da Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem (LATE), o evento contará com apresentações, atividades físicas, testes e orientações, além de oferecer lanches saudáveis. A importância do manuseio correto diante a queda de uma pessoa idosa, as condutas imediatas e os erros que não devem ser cometidos farão parte dos temas abordados.
Campanha
A intenção da campanha é alertar o público sobre os riscos externos e internos que predispõem uma pessoa idosa a cair. Segundo a coordenadora do projeto, Ana Cláudia Vasconcelos, o evento busca mostrar as formas de prevenção e tratamento, além das consequências quando a queda do idoso não é levada a sério.
“Iremos abordar fatores de risco. A principal e mais grave consequência das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade”, alertou a coordenadora.
Segundo pesquisa feita pelo projeto, no Brasil, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. O risco desse tipo de acidente pode ultrapassar 50% entre as pessoas acima de 85 anos.
“É dentro de casa que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos. É importante que a população e profissionais da saúde estejam atualizados sobre problemas que podem surgir depois e onde cada área precisa saber como atuar”, reforçou Ana.
Evento
Alongamento com a equipe da academia Arena, caminhada, zumba e sorteio de brindes (sapato antiderrapante, tênis esportivo, tapete antiderrapante) e a presença de fisioterapeuta e uma nutricionista para avaliar aferição de pressão arterial e teste de glicemia atual, estarão disponíveis no dia da campanha, além de aplicação de questionário nos idosos.
No questionário, serão identificados os graus de risco de quedas. A coordenadora do projeto Rafaela Milhomem explicou que identificar esse grau faz parte de toda a prevenção.
“Uma maquete de casa com adaptações necessárias estará exposta demonstrando erros e acertos. Também vamos orientar e falar sobre o atendimento ao idoso vítima de queda e a violência psicológica ou física causada no idoso, teremos o apoio do SAMU”, informou Rafaela.
Serviço
O quê? Evento para 3ª idade com o tema “Cair maduro é só para fruta”;
Quando? Dia 4 de junho, próximo sábado; das 15 às 19 horas;
Onde? Parque Cimba;
Por quê? Apresentar para o público quais são os fatores de risco da queda, quais as condutas imediatas corretas e o tratamento e consequência para o idoso. A campanha contribui para o desenvolvimento e crescimento da liga de geriatria diante a população idosa.