Prefeito parabenizou os estudantes por estarem participando do Projeto “Transitando nas Escolas” e a importância da educação no trânsito
Por Joselita Matos
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, encontrou-se na manhã desta segunda-feira, 11, com os dez agentes mirins de trânsito da Escola Municipal Dr. Simão Lutz. O encontro foi na sala de reunião do gabinete e contou com a presença da diretora da unidade, Ângela Alves da Cruz; da coordenadora pedagógica Maria das Graças Moreira da Silva; do coordenador de Educação no Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Robert Delmondes.
A iniciativa do encontro partiu do próprio prefeito que gostaria de conhecer os agentes mirins e parabenizá-los por participarem voluntariamente do projeto “Transitando nas Escolas”. “Vocês estão dando visibilidade à nossa preocupação no trânsito. Além de dar essa contribuição, também queremos que vocês prestem mais atenção quando saírem nas nossas ruas e que levem para o papai e para a mamãe. Fico muito feliz em ver vocês nos auxiliando nesse contexto”, comentou Dimas.
O prefeito ainda explicou rapidamente para os estudantes que após a reorganização do trânsito, recuperação das vias, instalação de radares, houve uma redução significativa nos acidentes dentro da cidade.
Dimas perguntou aos agentes mirins quais as principais atitudes dos motoristas que eles tinham flagrado no trânsito. Os pequenos falaram que muitos motoristas foram flagrados sem o cinto de segurança, falando ao celular, não respeitando a faixa de pedestres e os motociclistas usando sapatos inadequados e com a viseira do capacete levantada.
Após a conversa, o prefeito aproveitou para tirar uma selfie com os agentes mirins, registrando o momento ímpar com os estudantes.
Aprendizado
Para a diretora da escola, Ângela Alves da Cruz, o Projeto “Transitando nas Escolas” veio em um momento muito importante para a aprendizagem dos alunos. “Araguaína está desenvolvendo, crescendo. O prefeito está investindo em infraestrutura e é necessário que se olhe o trânsito de nossa cidade. E nada melhor que trabalhar com as nossas crianças, que serão os futuros condutores do nosso trânsito. E assim, vamos trabalhar indiretamente com as famílias também”, comentou a diretora.
Ainda segundo Ângela, as crianças estavam ansiosas para conversar com o prefeito, tanto sobre a ação delas no trânsito como outros assuntos relacionados à cidade. “Esse encontro foi muito bom, foi muito proveitoso, as crianças estavam muito ansiosas e foi muito bom ouvir o prefeito falando dessa infraestrutura da nossa cidade”, finalizou.
A pequena Hemilly Carneiro Cavalcante dos Reis, de 10 anos, é uma das dez agentes mirins de trânsito e comentou sobre o encontro com o prefeito. “Eu achei muito legal conhecer melhor o prefeito e de perto ainda. Conheci ele melhor ainda”, disse toda satisfeita.
Outro agente mirim foi o estudante Saulo Daniel que falou sobre as principais infrações cometidas pelos motoristas. “Conversei com ele sobre quem eu multei, e por que eu multei. Poucos estão cumprindo”, contou.