Nesta quarta-feira, 27, mais de 20 aparelhos estão sendo instalados no Parque Cimba. Além dessa, mais 11 academias serão implantadas em diversos bairros da cidade
Por:Fernanda de Alcantara
Fotos/Créditos: Marcos Filho/Ascom
A instalação dos aparelhos da academia ao ar livre do Parque Cimba começou nesta quarta-feira, 27, pela manhã, em Araguaína. Estarão à disposição para utilização dos moradores e visitantes até a próxima semana 22 aparelhos de ginástica. Mais 11 setores da cidade receberão as academias em pontos estratégicos, como praças, avenidas e áreas de lazer.
Aparelhos como bicicleta, paralela, barra fixa, remado, puxador de costas, simulador de percurso, prancha lateral com exercitador de pernas, elíptico, giro diagonal, abdominal, entre outros, farão parte dos equipamentos que vão compor as academias. Outra novidade é que dentre os aparelhos implantados são feitos com pintura eletrostática (que reduz atrito e evita ferrugem) e também haverá equipamentos específicos para cadeirantes.
Quem utilizar os aparelhos das academias também contará com acompanhamento de profissionais de educação física. Além do Parque Cimba, os outros setores da cidade que receberão equipamentos para compor as academias ao ar livre serão: Araguaína Sul, Céu Azul, Costa Esmeralda, Noroeste, Maracanã, Marginal Neblina, Praça do Automóvel, Vila Aliança, Vila Azul, Vila Ribeiro e Patrocínio.
Para o secretário executivo da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, a manutenção das academias deverá contar com a população. “É bom que Araguaína sinta que esses aparelhos pertencem a elas mesmas e que foram pagos por elas. Nós vamos ter placas de instrução, de como deve ser utilizado, mas é importante que o morador valorize tudo isso pra que dure, porque é um benefício do dinheiro do povo”, lembrou o secretário.
Parceria
A implantação das academias na cidade são fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura e empresa Minerva S.A. Pela parceria, durante três anos, a empresa custeará obras, produtos e serviços para a comunidade.
Já são quase R$ 5,9 milhões de investimentos em parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada. Para o prefeito Ronaldo Dimas, diante da crise financeira, as parcerias são essenciais para que as obras continuem. “Não ficamos esperando apenas que o cenário melhore, estamos buscando novas parcerias para que possamos concluir nossas programações”, pontuou Dimas.
Vida saudável
Oferecer maior lazer e uma cultura de vida saudável para a cidade de Araguaína é um dos objetivos da Prefeitura ao implantar as academias ao ar livre. Além das academias, o Parque Cimba já conta com pista de caminha e ciclovia, que desde prontas vêm demostrando o grande interesse dos moradores de Araguaína pelas caminhadas e corridas. As práticas vêm acontecendo desde o início, por crianças, jovens, adultos e idosos, durante o dia e à noite, após implantação de parte da iluminação.
Além do Parque Cimba, a Prefeitura implantou o Projeto Lazer na Rua. Aos sábados e domingos, das 16 às 20 horas, a Avenida Marginal Neblina tem uma das pistas fechada para a prática de atividades esportivas e de lazer.
A Via Lago, que será o maior cartão postal da cidade, está em andamento com a construção da ponte. A obra terá 1,56 km de extensão e contará com duas pistas, ciclovia, calçamento e uma ilha fluvial, com barracas, decks de embarque e desembarque, restaurante e lanchonete, além de pontos de ginástica e estacionamento.
A construção do primeiro complexo poliesportivo de Araguaína, já em fase permitirá a realização de eventos e competições esportivas. Ele terá ginásio coberto, academia ao ar livre, pista de skate, arremesso de peso, salto em altura, caminhada, atletismo, além de estacionamento e ciclovia.