O objetivo principal do evento, que aconteceu na última sexta-feira, 13, foi qualificar profissionais da área da enfermagem que trabalham com pessoas que tenham doença mental
por: Gláucia Mendes
A Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, comemorada em Araguaína por profissionais da saúde, trouxe este ano o tema “Proteja sua mente – Não sofra”. O objetivo principal do evento, que aconteceu na última sexta-feira, 13, foi qualificar profissionais da área da enfermagem, como auxiliares, técnicos e enfermeiros que trabalham no dia a dia com pessoas que apresentam algum tipo de doença mental, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade e outros.
De acordo com a enfermeira Tallyta Barros Ribeiro, é preciso ter todo um cuidado com o paciente que tenha doença mental. “Além de vencer o preconceito, temos que estar preparados para lidar com cada caso. Não podemos nos envolver, embora, às vezes sabemos que é difícil, porque somos seres humanos e não tem como não se sensibilizar com algumas histórias. Mas, é com capacitações como esta que vamos estar mais preparados para os atendimentos”, disse.
Á enfermeira Áurea Aldenes de Souza Santos acrescenta que os temas apresentados foram muito importantes e serão usados tanto no campo profissional como no pessoal. “Sabemos que muitos profissionais, ao atender pacientes com algum problema psiquiátrico, acabam se envolvendo e ficam até deprimidos. Com treinamentos como esses, nos sentimos mais seguros e percebemos a importância da inclusão de pessoas com doenças mentais”, frisou.
Maio Amarelo
A decoração do local e as camisetas de participantes do evento foram amarelas, lembrando a Campanha Maio Amarelo. O movimento, que é comemorado em todo o mundo, chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Palestras
O ciclo de palestras apresentou temas como saúde do profissional socorrista, síndrome de burnout, abordagem ao paciente psiquiátrico, demonstração de técnicas de defesa pessoal e foram ministradas por médicos psiquiatras, psicólogos e educadores físicos.
O evento teve organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), através do Núcleo de Educação em Urgências do SAMU.