O atendimento nas UBS é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Somente com o cadastro atualizado, o usuário poderá agendar a consulta através do 0800
Por: Gláucia Mendes
População de Araguaína que utiliza serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ficar atentas e procurar as unidades básicas de saúde (UBS) para o cadastro. A atualização de dados é para facilitar o teleagendamento de consultas, que já está funcionando em fase de teste. O cadastro pode feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, em todas as unidades.
Somente o cidadão que atualizar os seus dados nas UBS poderá agendar as consultas via telefone. As ligações podem ser feitas por telefone fixo, após a fase de teste, o agendamento também poderá ser feito por meio de ligações de celulares.
Para realizar o cadastro, o usuário deve levar todos os documentos pessoais: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de residência e o cartão do SUS. Para cadastrar crianças, deverão ser apresentados a Certidão de Nascimento e outros documentos, se houver.
Agendamento
Mesmo em fase de teste, o sistema para os agendamentos de consultas já está funcionando. Qualquer pessoa que já tem o cadastro pode ligar no 0800 401 2200 e agendar o atendimento. As ligações podem ser realizadas pelo cidadão de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
A Atenção Básica do Município ressalta que o agendamento é para consultas com o clínico geral que atenderá nas UBS. O paciente que necessitar de atendimento com médicos especialistas, o clínico geral fará o encaminhamento para a central de regulação e, de acordo com a competência, as consultas para esses especialistas serão agendadas para o ambulatório do Estado ou do Município.
Os pacientes atendidos pelos programas de saúde como hiperdia, hanseníase, tuberculose, pré-natal, saúde da mulher (PCCU), puericultura, tabagismo e outros não precisam de agendamento. Os atendimentos continuam normalmente nas unidades.