Ação faz parte do projeto “Blitz Educativa Dia D”, promovida pela Prefeitura e tem como objetivo reduzir acidentes de trânsito
Por Joselita Matos
Uma manhã de conscientização e sensibilização para os motoristas de Araguaína. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), promoveu nesta segunda-feira, 28, o projeto “Blitz Educativa Dia D”. Servidores do SAMU, em parceria com os agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) distribuíram folders educativos e orientaram os motoristas sobre a responsabilidade individual da prevenção de acidentes no trânsito. Esse tipo de ação é constante por parte do SAMU, alertando sobre os riscos de acidentes e o trabalho desenvolvido pelo órgão.
De acordo com a coordenadora de projetos do Núcleo de Educação e Urgência do SAMU, enfermeira assistente Áurea Aldenes de Sousa, a maioria dos motoristas araguainenses é receptivo quanto a este tipo de ação no trânsito, sabendo da importância de se prevenir acidentes e também na redução deles, mas outros ainda ignoram essa parte de conscientização. “A grande maioria dos motoristas é bastante receptivo, mas tem um grupo pequeno que ainda é um pouco resistente e é esse alvo que a gente quer atingir, esse grupo que é um pouco resistente a fim deles terem mudanças no comportamento no trânsito”, comentou.
Áurea Aldenes explicou ainda que todos os anos o SAMU realiza este tipo de blitz educativa com a finalidade de redução de acidentes, educação da população em relação ao trânsito. “Hoje trabalhamos o Dia D, trabalhamos em conjunto com a AMTT. Decidimos fazer neste ponto porque tem bastante acesso, bastante movimentada e nós conseguimos atingir a nossa meta, que foi trabalhar com educação no trânsito”, informou.
A coordenadora ressaltou ainda que houve uma redução significativa em relação a acidentes automobilísticos, mas motociclístico ainda são predominantes. “A imprudência é predominante nesses acidentes de trânsito, principalmente agregado a álcool”, comentou.
Finalizou afirmando que este tipo de ação vai continuar até que a população se conscientize sobre a importância de se respeitar as normas de trânsito e, assim, evitar e diminuir ainda mais os acidentes em Araguaína. “Nós vamos continuar trabalhando com essa ação educativa no nosso município, até que a gente tenha um trânsito mais seguro”, afirmou a coordenadora.