Unidade conta com equipe completa: médico, enfermeiro e técnico
Por Joselita Matos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína recebeu uma nova viatura que vai atender a comunidade nos casos de urgência e emergência em acidentes. A nova viatura veio para substituir a atual unidade avançada. O novo veículo, que chegou no fim de agosto, está dentro da renovação programada, devendo entrar em operação nos próximos dias, após a regularização dos documentos e também da sua adequação.
Atualmente, o SAMU de Araguaína possui quatro veículos: duas unidades básicas, uma avançada e uma reserva. A unidade avançada é composta por uma equipe médica completa, com técnico em enfermagem, enfermeiro, médico e o condutor. A básica conta com técnico em enfermagem, enfermeiro e o condutor.
O veículo que é utilizado como uma unidade avançada será transformada em básica; e uma básica será a reserva técnica para quando houver necessidade utilizá-la.
O secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho, comentou sobre a vinda da nova viatura para o SAMU. "Estamos trabalhando diariamente para que os nossos serviços sejam oferecidos com mais qualidade. Com a vinda desta nova viatura para o SAMU, os atendimentos serão potencializados e terá mais agilidade", destacou o secretário.
Coutinho comentou ainda que após a instalação dos radares eletrônicos na cidade, houve uma redução no número de acidentes registrados pelo SAMU, o que também ajuda em direcionar as unidades do serviço para ocorrências mais graves e que necessitam de um atendimento mais especializado.
Atendimentos
De acordo com o SAMU, por mês são realizados em média 450 atendimentos, onde as viaturas prestaram socorro em ocorrências. Ainda segundo o serviço, cada unidade de suporte básico (USA) por mês faz um total de 3.270 km, em média. Já a unidade avançada roda em média 650 km por mês, atendendo apenas as ocorrências graves.
SAMU
O SAMU iniciou suas atividades em Araguaína no ano de 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal. A equipe multiprofissional do SAMU é composta por 85 profissionais e tem levado serviços de urgência e emergência para a região de Araguaína.
Neste ano, a atual gestão implantou o serviço de motolâncias no SAMU, com duas motos. As motos tem o objetivo de prestar um atendimento mais rápido, para um atendimento que não haja a exigência de uma ambulância no local; a moto pode antecipar esse atendimento ou mesmo resolver aquele atendimento com mais celeridade.