No evento, representantes de Araguaína e outros 16 municípios discutem melhores condutas para a saúde da mulher e da criança
Com o objetivo de criar um comitê para reduzir a mortalidade materna, fetal e infantil da região, acontece nesta quarta-feira, dia 27, o 3º Fórum Perinatal da Região de Saúde da Região Médio Norte Araguaia, das 8h ao meio-dia, no auditório da OAB, em Araguaína. A fim de promover a saúde e a qualidade de vida da mulher e da criança, participam também do evento, aberto à comunidade em geral, todas as instituições ligadas à saúde da cidade, bem como representantes das secretarias municipais de saúde de outros 16 municípios.
Durante o Fórum, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Dom Orione, serão apresentados os indicadores de mortes maternas e infantis dessa região. O evento também contará com a apresentação da importância da investigação e a construção da Comissão Municipal de Prevenção de óbitos maternos, fetais e infantis.
“O Fórum também tem como objetivo discutir a assistência materno-infantil e operacionalizar a Rede Cegonha, que consiste em uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada”, destacou Lanna Nóbrega, responsável pelo Programa Pré-Natal da Secretaria da Saúde de Araguaína.
Desafio
A Região Norte se constitui como uma das regiões que possui a maior prevalência em mortalidade materna no Brasil, sendo considerado um desafio para os serviços de saúde e a sociedade como um todo, onde as altas taxas encontradas se configuram um grave problema de saúde pública.
Mais informações podem ser obtidas pelo (63) 3411-7083, ou pelo e-mail abaraguaina@gmail.com.