Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2015
  • Representantes de 38 municípios discutem direitos humanos em Araguaína

Representantes de 38 municípios discutem direitos humanos em Araguaína

Publicação:  25/06/2015 06h59
Última modificação:  25/06/2015 06h59
Compartilhar:

Conferência regional vai definir políticas públicas na área e tirar o Tocantins do ranking nacional de Estados que violam os direitos humanos

Araguaína está recebendo representantes de 38 municípios para discutir os direitos humanos e elaborar políticas públicas na área. Esta é a I Conferência Unificada dos Direitos Humanos Regionalizada, que ocorre no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – Itpac. A conferência segue até o fim do dia, com aprovação da Carta Regional de Araguaína para o Estado do Tocantins e apresentação dos delegados eleitos para participarem da Estadual.

Durante a abertura da Conferência Regional de Araguaína, estiveram presentes a diretora de Direitos Humanos e presidente do Comitê Estadual de Organização da Conferência, Maria Vanir Ilídio; a secretária estadual de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jefferson Cardoso Coutinho;  a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria José Pereira de Sousa; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Abinair Alves dos Reis Vieira; e o representante municipal dos Direitos Humanos, Manoel Barbosa da Silva. Também participou da solenidade, o secretário municipal do Trabalho e Ação Social e vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, e o representante municipal do grupo LGBT, Willian Barbosa Monteiro da Costa.

A secretária estadual da Proteção e Defesa Social, Gleidy Braga, comentou sobre a importância da conferência em elaborar políticas públicas voltadas para os direitos humanos. “É uma conferência que envolve o poder público, a sociedade civil na construção de uma agenda voltada para os direitos humanos”, declarou.

Além de Araguaína, serão realizadas conferências regionais em Augustinópolis, Dianópolis, Gurupi e Palmas.

Direitos humanos

A diretora dos Direitos Humanos da Secretaria da Proteção e Defesa Social, Maria Vani Ilídio, destacou que o objetivo é fazer diretrizes para as políticas de Direitos Humanos no Estado do Tocantins e em seus municípios. “É muito importante a participação de todos os municípios tocantinenses porque a partir dela que vamos ter diretrizes para o Plano Estadual de Direitos Humanos”, afirmou.

Segundo Maria Vanir, o Estado do Tocantins tem avançado por ter um Conselho Estadual de Direitos Humanos e está começando a organização dos conselhos nos municípios. “Até agora, os únicos municípios que tem formado o Conselho Municipal de Direitos Humanos são Colinas do Tocantins e Palmas. Mas precisamos avançar mais”, completou.

De acordo com a diretora, o Tocantins está no ranking nacional em algumas violações dos direitos humanos, como é o caso da mulher que está em 11º no ranking nacional de violência contra a mulher. “Nós temos o Estado com o maior crescimento índice de violência da pessoa idosa; e em segundo lugar no índice de violência para LGBT’s. A gente tem saído na imprensa nacional como o Estado que comete grande violação dos direitos humanos”, informou.

“Por isso estamos ansiosos por realizar essas conferências para direcionar as políticas públicas na área dos direitos humanos, para diminuir e retirar o Tocantins desses ranking”, concluiu.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante