Blitzen educativas em cinco pontos da cidade foram realizadas para informar sobre os riscos e diminuir os focos de incêndio
Por Joselita Matos
Um dia voltado para conscientização e sensibilização da comunidade no combate as queimadas em Araguaína. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com entidades parceiras e estudantes da rede pública estadual, promoveu o Dia “D” Araguaína sem Queimadas, com blitzen educativas em cinco pontos da cidade.
O objetivo do Dia “D” é conscientizar dos riscos das queimadas e diminuir os focos de incêndios. Foram distribuídos panfletos e orientações sobre queimadas nas zonas urbana e rural.
A professora do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, Antônia Alves, levou estudantes da sua escola para participar da ação. “Sou parceira das ações da escola e também das campanhas que a Prefeitura faz na cidade, então sempre apoio e procuro ajudar”, comentou. “Eles (estudantes) aprendem a importância de se combater os focos de incêndio e levam para casa, repassam para os seus familiares, para os vizinhos”, completou.
A estudante Ana Vitória Carmo Nunes, que faz o terceiro ano do CEM Paulo Freire, destacou a importância da conscientização com a comunidade. “Com queimadas ficamos sem vida, sem água, sem natureza”, comentou Ana Vitória.
O superintendente de Meio Ambiente de Araguaína, Fabrício Rodrigues Braga, destacou que essas ações tem um reflexo positivo na comunidade e nos próprios estudantes que participam das campanhas educativas. “Ainda existem queimadas, mas a gente percebe a cada ano que vem diminuindo o número delas. Os alunos se envolvem bastante, sabem do problema ambiental e da saúde pública quando se tem queimadas”, explicou Braga.
O padeiro Alécio Silva Sousa foi uma das pessoas que recebeu orientações sobre o combate a queimadas. “É a nossa vida que está em jogo, precisamos ter consciência”, disse.