Distribuição de preservativos e folders, além de teste rápidos para HIV, são algumas das ações previstas na campanha
Por Joselita Matos
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde/Superintendência de Vigilância em Saúde, promove uma campanha de conscientização e sensibilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado internacionalmente amanhã, 1º de dezembro. Dentre as ações previstas, estão a realização de testes rápidos para HIV em duas unidades básicas de saúde, blitzen educativas, distribuição de preservativos e panfletos informativos em vários pontos da cidade.
Este ano, o objetivo da campanha é chamar atenção da sociedade para as questões que potencializam as situações de risco e vulnerabilidade ao HIV/AIDS, como por exemplo, a falta de abordagem educacional mais consistente e de forma permanente sobre sexualidade e os direitos que envolvem a saúde sexual dos jovens. A campanha foi intitulada de “Fique Sabendo”.
As ações terão parceria com a Coordenação Estadual DST/AIDS, Hospital de Doenças Tropicais/Centro de Testagem Anônima (HDT/CTA), Pastoral da AIDS e acadêmicos das Ligas de Infectologia e de Doenças Tropicais do ITPAC.
Ações
Nesta terça-feira, 1º de dezembro, serão ofertados testes rápidos para HIV, em duas unidades básicas de saúde: UBS Couto Magalhães, no Setor Couto; e UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança. A pessoa interessada em fazer o teste rápido terá que apresentar obrigatoriamente de um documento de identificação com foto e ser maior de 18 anos. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Ainda no dia 1º, profissionais do CAPS AD e do Programa Municipal DST/AIDS promovem uma ação de conscientização na Feirinha, das 8 às 17 horas, com distribuição de preservativos e panfletos informativos.
Outra ação prevista é uma blitz educativa no semáforo da Av. Cônego João Lima, em frente ao Hospital Dom Orione (HDO), no período de 7 às 10 horas, com oferta de materiais educativos, com o apoio dos agentes da Pastoral da AIDS.
Também nesta terça-feira, será realizada uma blitz na Avenida José de Brito, esquina com a Av. Marginal Neblina, com a distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV. A ação será das 17 às 19 horas.
Na quarta-feira, 2, das 15 às 16 horas, será feita uma atividade voltada para os caminhoneiros, no posto de combustível, na Vila Couto. Serão distribuídos preservativos e panfletos informativos sobre prevenção e o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV.
E na quinta-feira, 3, no período das 15 às 16 horas, será realizada mais uma conscientização para os moradores da Feirinha, com a distribuição de preservativos e panfletos. Finalizando as ações, na sexta-feira, 4, das 16 às 17 horas, haverá uma conscientização no Terminal Rodoviário de Araguaína.
Dia de combate à Aids
No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estadual, distrital, municipal e organizações sociais.
Programação
1º/12 – Terça-feira
7h às 10h: blitz educativa no semáforo da Av. Cônego João Lima, em frente ao Hospital Dom Orione (HDO);
8h às 11h30h e das 14h às 17h30: testes rápidos para HIV na UBS Couto Magalhães, no Setor Couto; e UBS Drº Francisco, na Vila Aliança;
8h às 17h: ação de conscientização na Feirinha;
17h às 19h: blitz na Avenida José de Brito, esquina com a Av. Marginal Neblina.
2/12 – Quarta-feira
15h às 16h: posto de combustível, na Vila Couto.
3/12 – Quinta-feira
15h às 16h: conscientização para os moradores da Feirinha.
4/12 – Sexta-feira
16h às 17h: conscientização no Terminal Rodoviário de Araguaína.