Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2015
  • Prefeitura e Aciara discutem com ambulantes pontos para comercialização

Prefeitura e Aciara discutem com ambulantes pontos para comercialização

Publicação:  06/03/2015 06h55
Última modificação:  06/03/2015 06h55
Compartilhar:

As medidas visam melhorar o comércio ambulante em Araguaína, favorecendo a acessibilidade da população no Centro e ampliar o controle e fiscalização

 

O prefeito Ronaldo Dimas, juntamente com o presidente da Associação Comercial (Aciara), Manoel de Assis, recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, 5, por volta das 18 horas, quatro representantes da Associação de Vendedores Ambulantes que atuam no centro da cidade. O grupo, representando 45 ambulantes que são cadastrados, apresentou solicitações ao prefeito e definiram pontos para comercialização dos produtos. A reunião aconteceu após suspensão da prestação do serviço dos ambulantes diante do descumprimento da Legislação Municipal.

 

Dimas relembrou a necessidade que muitos têm de regularizar suas atividades, embora seja comércio ambulante, para melhoria da qualidade de atendimento ao público. E colocou à disposição as Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Fazenda, para criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a partir da formalização dos ambulantes como Microempreendedor Individual.

 

Participaram da reunião também o secretário da Fazenda, Fabiano Souza, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, o diretor do Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe), Keslon Borges e o vereador Divino Bethânia Júnior.

 

Acordo

Ficou acordado ainda que haverá mais fiscalização do Demupe, em relação à atuação dos clandestinos, em especial nas datas comemorativas. Dimas solicitou que os ambulantes cadastrados também denunciem ambulantes que trabalham de forma irregular no centro da cidade para evitar novos descumprimentos à lei.

 

Os ambulantes pediram a confecção de novos coletes, devidamente numerados, com foto e cores diferenciadas; a padronização dos carrinhos para exposição dos produtos populares e sinalizaram que irão obedecer a legislação municipal, uma vez que o acordo anterior estava sendo descumprido por eles.  

 

Os vendedores ambulantes não podem comercializar seus produtos na Cônego, apenas nas vias transversais em pontos determinados que não atrapalhem o tráfego de pedestres.  “Espero que até o final deste mandato organizemos um lugar adequado para reuni-los e assim diminuamos o número de camelôs nas ruas”, disse o prefeito.

 

Organização

De imediato, Ronaldo Dimas pediu que o diretor do Demupe, juntamente com um representante da Secretaria Municipal do Planejamento, faça o levantamento do uso do espaço restrito e defina 45 pontos para os associados expor seus produtos nas esquinas da Cônego. O prefeito ressaltou também que só deve liberar a comercialização das mercadorias após a definição da localização por parte da Prefeitura.

 

Ao final da reunião, o prefeito fez as marcações provisórias das dezenas de pontos no computador, juntamente com os ambulantes, e alertou para aqueles que desobedecerem a legislação, sob pena de recolhimento da mercadoria e a perda do ponto de venda.

 

“Espero que haja esse cumprimento e que eles possam crescer o seu negócio e ter futuramente sua própria loja”, alertou Ronaldo Dimas.

 

Para Raimundo Carvalho, o “Pará”, o prefeito está dando uma chance que nenhum outro gestor deu a eles. “Agora eu acredito que nós, vendedores ambulantes, vamos passar para um outro momento. Nós temos muito que agradecer ao prefeito Ronaldo”, disse Carvalho.

 

De acordo com o presidente da Aciara, Manoel de Assis, a reunião foi extremamente produtiva. “Essa reorganização vai cessar os problemas e a Prefeitura vai atender satisfatoriamente o empresariado local. Esperamos que autuação aconteça de forma efetiva, para que possamos organizar o comércio de Araguaína”, declarou Manoel de Assis.

 

O acordo firmado entre a Prefeitura, Aciara e os ambulantes deve vigorar até que seja construído o Rodoshopping de Araguaína.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante