Dentro de 15 dias, será aberta chamada pública para produtores se cadastrarem no programa
Definir as ações que serão realizadas neste ano para o Programa do Calcário em Araguaína. Este foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 26, na Prefeitura, com técnicos do Município e fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, informou que estão sendo realizados encontros com os produtores rurais para esclarecer dúvidas e passar orientações.
O secretário disse ainda que dentro de 15 dias será aberta a chamada pública para os produtores, a qual será feito o cadastramento. “A chamada pública ficará aberta no prazo de 30 dias”, explicou o secretário.
Logo em seguida, será feita a coleta do solo para análise dos terrenos das propriedades e definir a quantidade de calcário para cada uma delas. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é de beneficiar 720 produtores.
O MAPA vai acompanhar todas as etapas do processo em todos os municípios que aderem ao programa.
O programa
O Programa do Calcário beneficiará cerca de 720 pequenos produtores rurais da região de Araguaína que atendem às normas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Serão mais de 4 mil toneladas de calcário para recuperação de solos degradados destinados à agricultura. Cada produtor poderá receber até 6 toneladas do produto.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo Federal. O programa será realizado em quatro etapas: análise de solo da área, compra do calcário, entrega do produto na propriedade e a aplicação no solo.