Em visita de cortesia à cidade, o ministro George Hilton foi recebido pelo prefeito em exercício Fraudneis Fiomare
Ao lado do prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, e do deputado federal César Halum, o ministro dos Esportes, George Hilton dos Santos, visitou no início da noite de ontem, 13, pela primeira vez a cidade. Acompanhados de secretários municipais, autoridades e comunidade, George Hilton destacou que há vários projetos araguainenses em andamento no Ministério e pediu agilidade na aprovação deles.
No gabinete da Prefeitura, o Ministro recebeu do prefeito em exercício várias propostas de projeto de apoio a eventos como o “Lazer na Rua”, modernização e reforma de várias praças, atividades recreativas e esportivas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estrutura esportiva no Residencial Costa Esmeralda.
“Para nós é um prazer e um orgulho muito grande receber o ministro. Fizemos várias solicitações e esperamos que sejamos atendidos. Esses processos precisam ser agilizados para que consigamos colocá-los em prática, no objetivo de melhorar o lazer de nossa cidade”, frisou o prefeito Fraudneis Fiomare.
Araguaína
O ministro George Hilton ressaltou o apoio à Prefeitura e garantiu que vai conseguir estender o apoio a atletas, como ao araguainense Aurélio Machado, destaque no ciclismo.
O ministro destacou que essa foi a primeira viagem fora da agenda do Ministério, uma “visita de cortesia” e que conhecia a cidade apenas de ouvir falar. Ele falou que, através da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), vai apoiar a construção do Centro de Iniciação Esportiva em Araguaína, que tem capacidade para até 20 modalidades esportivas, das quais 13 paraolímpicas e 6 paraolímpicas. O diferencial do Centro é que o projeto executivo será feito pelo Ministério dos Esportes, no intuito de apoiar e incentivar os programas e projetos esportivos no Município.
“Araguaína tem duas obras importantes que estão ligadas ao Ministério dos Esportes. Uma delas é o Centro de Iniciação ao Esporte, que faz parte da Rede Nacional de Treinamento, legado dos jogos olímpicos. Temos 263 cidades escolhidas em todo o país, e Araguaína é uma delas. Fico feliz em saber que aqui será um ponto importante na formação de atletas do alto rendimento e esportes de base”, destacou o Ministro.
Em seguida, ele recebeu o projeto do Complexo Poliesportivo, próximo à Via Lago. O espaço contará com quadra, ciclovia, pistas de atletismo e caminhada, aparelho de ginástica. O ministro George Hilton sinalizou apoio ao projeto.
Tocantins
George Hilton disse também que o Tocantins tem sido bem lembrado pelo Governo Federal com vários investimentos no esporte. Assegurou que seu olhar será voltado para os esportes de base e os investimentos do Governo Federal até 2018 serão destinados prioritariamente a cidades menores, com até 50 mil habitantes, beneficiando o Tocantins todo.
Os investimentos serão utilizados na construção de quadra coberta, campo de futebol society e academia ao ar livre para práticas esportivas. Afirmou também que o que tiver empenhado vai dar sequência à frente do Ministério.