Duas companhias aéreas passam a ter voos diariamente e Prefeitura modificará estruturas do terminal e do pátio e duplicará avenida de acesso
Graças ao investimento da Prefeitura, o Aeroporto de Araguaína está passando por uma série de melhorias, visando à agilidade do fluxo de passageiros, o aumento do conforto dos usuários, além de uma maior eficiência no atendimento daqueles que transitam pelo aeroporto. Nos meses de março e abril, a Sete e a Passaredo Linhas Aéreas passam a operar diariamente. Com a medida, as empresas aéreas passam a ofertar mais voos para cidades como Redenção (PA) e Brasília (DF).
Para este ano, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou novas instalações do terminal de embarque e desembarque, obras de ampliação da estrutura do pátio de aeronaves e cabeceiras das pistas, mudanças na localização dos hangares, início da duplicação da avenida de acesso ao terminal e ampliação do estacionamento e implantação de terminais de carga.
“As intervenções da Prefeitura e das empresas aéreas contribuem para atrairmos os olhares de grandes companhias que tem a intenção de operacionalizar voos em Araguaína”, destacou o prefeito.
No dia 1º de março, a Passaredo Linhas Aéreas ampliou a rede de aeronaves e colocou um voo extra no aeroporto, na rota Araguaína-Brasília (DF), sem escalas. O voo sai de Araguaína diariamente por volta das 15h e tem capacidade para 68 passageiros. Além do site da Passaredo, as passagens podem também ser compradas no site da Tam Linhas Aéreas.
No próximo dia 1º de abril, todos os voos da Sete Linhas Aéreas passam a ser diários. Hoje a empresa opera apenas nas segundas, quartas e sextas-feiras. Recentemente uma aeronave com 9 lugares, que leva passageiros para Parauapebas (PA), passou a fazer uma escala na cidade de Redenção, naquele Estado. A escala na cidade paraense está em operação há cerca de 60 dias.
Hoje, no Aeroporto de Araguaína, nos dias de pouco movimento, são realizadas até oito operações. Com os voos diários, nos dias de pico, o número sobe para dez operações. Por mês, embarcam no aeroporto da cidade uma média de 6 mil passageiros. Os meses de maior procura são junho e dezembro.
Profissionalização
Com o intuito de profissionalizar e melhorar os serviços, no próximo dia 6 de abril será publicada a licitação 002/2015 para contratação de uma empresa especializada. A empresa vencedora da licitação será a responsável pela gestão aeroportuária de Araguaína.
Vale destacar também que, constantemente, dezenas de funcionários do Aeroporto passam por capacitações com técnicos autorizados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), com o objetivo de melhorar o atendimento prestado aos passageiros.
Localizado na região onde estão sendo construídos os Residenciais Lago Azul, Parque do Lago e a Via Lago, o Aeroporto de Araguaína foi incluído no ano passado entre os 100 complexos aeroviários regionais com maior potencial regional, ficando na 43ª posição de um levantamento realizado por uma empresa paulista.
Após assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico, o secretário Joaquim Quinta Neto afirmou que deve manter contato com as empresas Gol e Tam. “Araguaína merece ser contemplada com voos noturnos e de grandes companhias”, opinou o secretário.