Com vídeos explicativos e distribuição de panfletos, dúvidas foram esclarecidas para a comunidade
Por Joselita Matos
Uma tarde especial para as crianças e adolescentes. No último sábado, 21, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, desenvolveu na Avenida Marginal Neblina uma atividade diferenciada com apresentações de skate, musical e o ponto principal: uma palestra de conscientização e sensibilização sobre a erradicação do trabalho infantil.
A operadora de caixa Lourinalva Sousa Brito aproveitou o sábado à tarde para ter um momento de lazer e também se informar sobre o trabalho infantil. “Vim pra ter um momento de lazer, refrescar e aproveitei para saber mais sobre o assunto. A gente vê muito nos telejornais sobre exploração das crianças, trabalhar em serviço braçal e não é correto”, comentou Lourinalva.
A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Lazarine Torres, explicou a importância desse tipo de atividade para esclarecer a toda comunidade sobre o tema e como combater. “Nós estamos fazendo um trabalho de panfletagem, onde explica o que é o trabalho infantil, quando é considerado ou não. Essa tarde é voltada para as crianças e para os adolescentes, para que eles reconheçam os direitos que eles têm na sociedade, a importância deles, que eles são os atores principais”, explicou. “É uma questão de conscientizar, de oferecer informação para a sociedade”, destacou a coordenadora.
Outras seis atividades estão programadas para serem realizadas pela Prefeitura, em setores diferentes, como Barros, Costa Esmeralda e Monte Sinai.
Selo Unicef
Essa ação realizada na Avenida Marginal Neblina está dentro das atividades desenvolvidas pela Prefeitura que está sendo avaliada por uma Comissão do Selo Unicef. Até abril do ano que vem, todas as ações do Município voltadas para a criança e adolescente serão avaliadas por essa comissão.
Araguaína aderiu ao Selo Unicef para receber o reconhecimento internacional pelos resultados alcançados na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O Município está sendo avaliado em 16 pontos de dois eixos escolhidos para desenvolver ações desses temas.