A formação terá como tema principal a certificação coletiva para pequenos produtores rurais da região de Araguaína
Por Thatiane Cunha
A partir das 8 horas desta quarta-feira, 23, será realizado, em Araguaína, o Encontro de Sensibilização ODS 2 – Promover Agricultura Sustentável. O evento, que tem apoio da Prefeitura, será no auditório da Prefeitura, localizado na Rua 25 de Dezembro, no centro da cidade. O evento prossegue durante todo o dia e é promovido pelo Movimento Nós Podemos Tocantins e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Durante o evento será realizada uma oficina de formação, cadastramento e operação da Organização de Controle Social (OCS). O encontro será ministrado pelo fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcelo Silvestre Laurino.
O objetivo é ensinar aos agricultores a fazerem o processo de certificação coletiva para a produção de alimentos orgânicos. De acordo com a secretária executiva da ODM Tocantins, Paula Zerbini, a atividade vai fortalecer e disseminar o conhecimento acerca de produção sem agrotóxico, bem como para conseguir a certificação através do modelo coletivo.
Os interessados em participar podem enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: institutozerbini@yahoo.com.br; ou antes do evento.
Certificação
Segundo Paula Zerbini, todo produto orgânico tem que ter um selo de certificação; e esta certificação tem de dois tipos: coletiva ou através de uma empresa certificadora. “Como o selo de certificação através de uma certificadora fica mais dispendioso para o pequeno produtor, estamos incentivando aos nossos agricultores a utilizarem a certificação coletiva, um grupo de cinco ou mais se unem para obter o selo”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária executiva da ODM, é exigência do Governo Federal que os programas governamentais sejam abastecidos com alimentos orgânicos.
Para mais informações, entrar em contato com Paula Zerbini: 9962-7417 ou 9292-7298.