Durante encontro com prefeitos, entre os assuntos abordados, foi discutido sobre a destinação de resíduo sólidos
Na manhã desta quarta-feira, 24, foi realizada uma reunião do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Centro Norte, no gabinete do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. O encontro teve o objetivo de discutir quatro pontos: apresentação para destinação dos resíduos sólidos; proposta para regularização de Selo de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios participantes do consórcio; proposta para participação em projeto de Desenvolvimento Econômico; e apresentação de proposta de dois novos municípios interessados em integrar o consórcio.
Além do presidente do Consórcio, o prefeito Ronaldo Dimas, participaram da reunião os prefeitos de Babaçulândia, Piraquê, Aragominas, Muricilândia, além de representante da cidade de Nova Olinda; do gerente de Unidade de Desenvolvimento Econômico da Fieto, Cosmo Fernando Pinto Lima, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda de Araguaína, Joaquim Quinta Neto e Fabiano Souza, respectivamente.
Os prefeitos discutiram como está sendo feita a coleta de lixo em cada uma das cidades e que por meio do Consórcio, vai poder viabilizar um descarte correto do resíduo sólido produzido pelos municípios. Dimas comentou que para a viabilização de uma rota que atendesse a todos os municípios participantes do consórcio, será necessário definir as cidades por onde o veículo passará, como por exemplo Aragominas, Santa Fé e Muricilândia.
Após os esclarecimentos de como deve ser feita a coleta e também os custos por cada um dos municípios, Piraquê e Xambioá confirmaram interesse em adquirir o plano de coleta de lixo. O prefeito de Aragominas, Sebastião Tatico Borges, acompanhou a reunião do Consórcio e comentou sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos por parte dos municípios. “Os municípios pequenos não tem como resolver isso sozinho”, afirmou. De acordo com o prefeito, Aragominas produz cerca de 1.500 quilos por dia, que é descartado em uma área a três quilômetros da cidade.
SIM
Ainda na reunião foi discutido sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para as cidades que compõem o consórcio. Araguaína já conta com o SIM e por isso vai orientar os outros em relação à regulamentação e implantação desse serviço. Será feito um plano de ação emergencial para os municípios e que será incluído na pasta do consórcio.
Desenvolvimento econômico
O gerente da Unides/Fieto, Cosmo Fernando, apresentou o Instituto de Desenvolvimento Volta ao Campo, com sede em Minas Gerais. O instituto se baseia na produção de matéria-prima para o biodiesel. Cosmo Fernando destacou as ações e benefícios que podem ser gerados com a participação dos municípios perante o instituto.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, foi convidado a conhecer a metodologia do instituto. Quinta Neto aceitou o convite e destacou sobre a mão de obra, clima e solo de Araguaína, propícios para novos investimentos.