Prefeito participou da inauguração do segundo campus da Facit na cidade
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participou da inauguração do novo campus da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit), realizada na noite da última sexta-feira, 14. Dimas destacou a importância da expansão da unidade para o fortalecimento da educação na cidade. “Um dos pilares da nossa economia é a educação; o outro pilar, bastante importante, é a saúde, quando junta esses dois, um dos focos da Facit, fortalece ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade, e de toda a nossa região”, afirmou.
Dimas parabenizou a presidente e diretora geral da instituição, Ângela Maria Silva, sobre o empreendimento e acredita que vai trazer mais investimentos para o Município. “É uma satisfação em ver o empreendedorismo da dra. Ângela e de toda a sua equipe fazendo esse grande investimento, mostrando a força de Araguaína para todo o Estado. A Facit é um orgulho do araguainense, nascida em Araguaína. E acredito que daqui a pouco estará sendo expandida para outros lugares do nosso Estado, mas também para fora do Tocantins”, declarou o prefeito.
Novos projetos para Araguaína
A superintendente e diretora geral da Facit, Ângela Maria Silva, anunciou que será implantado o curso de enfermagem, além de cursos tecnológicos e também o curso de Medicina. “Nós temos projetos para implantar cursos tecnológicos, uma mão de obra mais rápida a ser lançado no mercado. Nós temos muita carência na nossa cidade e região de profissionais”, informou.
“Também estamos com projeto elaborado para implantação do curso de Medicina pronto, aguardando sinalização do Governo Federal, para podermos lançar no Portal E-Mec, e aguardar aprovação em um segundo momento”, anunciou a superintendente.
“É a expansão física agregando a expansão dos cursos já existentes e a implantação de novos cursos. O processo de ampliação da Facit representa a vocação da região e do município. A Facit hoje fortalece o município como polo educacional da região”, finalizou Ângela.
Inauguração
A solenidade de inauguração contou com a presença dos deputados federais César Halum e Lázaro Botelho; da deputada estadual Valderez Castelo Branco Martins; do empresário Luis Pires, que deu nome ao novo campus; funcionários da instituição, secretários municipais, empresários e demais autoridades.
Facit
A instituição foi criada em 2005, quando foi implantada em Araguaína ainda como Centro Superior de Tecnologia, Ensino, Pesquisa Pós-Graduação do Tocantins (CESTEP). Inicialmente, o Centro desenvolveu projetos para cursos de pós-graduação em Araguaína, ligado a instituições de ensino de Tocantins e Goiás, devidamente reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O CESTEP implantou, a partir de 2007, cursos técnicos e profissionalizantes credenciados pelo Conselho Estadual de Educação, com autonomia também para realizar módulos de capacitação e formação educacional reconhecidos em todo o território nacional.
Atualmente oferece os cursos de Administração de Empresas; Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Odontologia, além de especializações na área da saúde.