A ponte terá extensão e largura de 40 metros cada. As obras começarão nos próximos dias
Por Joselita Matos
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou a ordem de serviço para as obras de construção da ponte da Via Lago. A empresa que venceu a licitação para construir a ponte foi a Geoserv Serviços de Geotecnia e Construção Ltda. Estavam presentes na assinatura do contrato um dos sócios proprietários da empresa, engenheiro Wilson Costa; além do secretário municipal da Infraestrutura, Simão Moura Fé, e representantes da Encam, empresa também vencedora da licitação para fazer as obras de pavimentação, calçada e paisagismo da Via Lago.
Durante a assinatura do contrato, Dimas destacou a importância do empreendimento para Araguaína, como mais um avanço para o desenvolvimento da região sul. “É uma obra marcante para a cidade, que vai beneficiar a todos os araguainenses”, ressaltou.
A ponte está dentro da segunda fase da obra, que compreende a pavimentação da via, incluindo calçadas e paisagismo; eletrificação e a ponte, que vai interligar o centro de Araguaína para os bairros localizados na região sul da cidade. As obras devem começar nos próximos dias, com o início das fundações da ponte.
Via Lago
A Via Lago terá 1,56 km de extensão, começando no fim da Marginal Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com três pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres. No final da avenida, será construída a ponte. Dentro do projeto, também está previsto uma ilha próximo à Via Lago, onde será construído um restaurante e o acesso será por meio de barcos, com decks de embarque e desembarque.
A Via Lago vai beneficiar a população araguainense, disponibilizando uma área de lazer, esportes e mobilidade urbana da região sul da cidade.
Obra
Na primeira etapa, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita a terraplanagem da Via Lago e a concretagem na margem. Para as duas etapas subsequentes, o Governo Federal disponibilizou recursos de R$ 11,8 milhões.
Os recursos complementares do Tesouro Nacional são provenientes do esforço do deputado federal César Halum e do senador João Ribeiro (in memoriam). A continuidade da obra também está tendo apoio do senador Donizeti Nogueira.
Geoserv
A Geoserv começou em 1981 com projetos e execução de fundações, sondagens e projetos estruturais de edifícios em Goiânia e Brasília. A empresa ao longo dos anos vem executando centenas de obras de arte especiais nos seguintes estados brasileiros: Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Atua na elaboração de projetos, consultoria, supervisão e execução de ponte em concreto armado, ponte mista, pré-moldada, recuperação, fundação, sondagem e também execução de bueiros celulares, passarelas e viadutos.