Programa itinerante das Casas Bahia tem parceria com a Prefeitura de Araguaína
Com a parceria da Prefeitura de Araguaína, o Programa “Aprender e Transformar” das Casas Bahia está promovendo vários cursos voltados para a população. São cursos gratuitos na área de empreendedorismo, empregabilidade e informática; serão realizados até o dia 29, com o objetivo de profissionalizar mais de 1.300 pessoas.
A empregada doméstica Regina Ribeiro de Oliveira é um exemplo. Regina quer aumentar a renda familiar e aproveitou o momento para fazer o curso de empreendedorismo. “Já fiz curso de salgados, confeitaria. Agora busquei um curso de como tocar o meu negócio. Não tinha nem noção de como fazer, como era, agora estou aprendendo”, disse.
Dona Regina também levou as duas filhas, Larissa, 21 anos, e Laienna Maria, 20 anos, para fazerem os cursos. “Nunca tinha feito um curso de informática. Só mexia em celular, não tenho computador em casa. Agora estou aprendendo e tendo uma qualificação que pode me ajudar a ter um emprego”, disse Larissa.
A instrutora Maria Cláudia da Silva ministra o curso de Empreendedorismo e destacou o interesse da comunidade em se qualificar. “A gente vê que o nosso curso faz a diferença na vida das pessoas. Eles entenderam bastante; no sábado a gente faz o plano de negócio e eles montam direitinho”, afirmou a instrutora.
Cursos
O projeto tem conteúdos como ‘Introdução à Informática’ e formação nos tradicionais pacotes de edição de textos, planilhas e apresentações. Também oferece em sua grade ‘Internet para Comunicação’, ‘Internet para Serviços’, ‘Desenvolvimento de Apps’, ‘Novas Tecnologias e Mobilidade’ e ‘Multimídia’. Crianças podem participar do módulo Kids, uma introdução ao mundo digital.
Quem está em busca do primeiro emprego também encontra orientações no módulo de empregabilidade, que auxilia na preparação para entrevistas e oportunidades no mercado de trabalho, com cursos de ‘Assistente Administrativo’, ‘Técnica de Vendas’, ‘Preparação para o 1º emprego’ e o novo ‘Saúde Financeira’, que contribui para uma relação saudável com as finanças, com o uso consciente do dinheiro.
De maneira lúdica e interativa, por meio de um jogo, o participante planeja como atingir seus objetivos e alcançar seus sonhos. Já para quem tem interesse em empreender e ter acesso a ferramentas para abrir o seu próprio negócio, o Aprender e Transformar oferece os cursos de ‘Empreendedorismo’ e ‘Empreendedorismo Cultural’.
Projeto Aprender e Transformar
Os cursos e palestras oferecidos pelo Aprender e Transformar são gratuitos e abertos para pessoas a partir de 14 anos de idade. Alguns cursos de informática podem ser realizados por jovens a partir de 12 anos. O módulo Kids contempla atividades de inclusão digital também para crianças, com idade entre 7 e 12 anos.
Cidades atendidas em 2015
Joinville-SC (maio), Corumbá-MS (junho), Várzea Grande-MT, (julho), Araguaína-TO (agosto), São Luís-MA (setembro), Teresina-PI (outubro), Jaboatão dos Guararapes-PE (novembro) e Simões Filho-BA (dezembro).