Média de quatro animais por dia é recolhido em Araguaína; animais soltos podem ferir pessoas ou contrair doenças na rua
A Prefeitura de Araguaína, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está orientando aos proprietários de animais de pequeno porte, como cachorros, sobre a guarda responsável deles nas residências. Animais soltos nas ruas representam riscos de segurança e de saúde. “É uma forma de evitar que o animal possa se ferir, ferir pessoas ou contrair alguma doença na rua”, explicou a diretora do CCZ, Monalisa Sousa.
A diretora explica ainda que os animais soltos na rua podem ser capturados pela carrocinha. Em média, são recolhidos quatro animais por dia, sendo retirados das ruas e encaminhados para a unidade. “O que percebemos é que o animal acaba saindo das casas quando o dono sai para trabalhar, ficando na rua e, como consequência, é capturado pela carrocinha”, explicou. “É preciso que o proprietário do animal tome cuidado ao sair de casa, verificando se o cachorro está preso na casa ou se saiu”, completou.
A orientação da Prefeitura é que se a residência não possuir muros, o dono do animal mantenha-o sempre preso.
Recolhimento de animais
Após a captura de animais soltos em locais públicos, nos diversos bairros da cidade, esses são encaminhados para o CCZ, onde é coletado sangue para verificar se ele tem Leishmaniose Visceral. O resultado é informado ao proprietário ao resgatar seu animal.
O dono do cachorro tem até três dias úteis para retirá-lo da unidade. O proprietário terá que pagar uma taxa de R$ 20,00 fixa e mais a diária do animal no período em que ficou no canil do CCZ (R$ 10,00 por dia).
Adoção
Quando não há retirada do animal pelo proprietário, ele é encaminhado para adoção, juntamente com outros animais entregues pela população para adoção, caso sejam negativos para Leishmaniose Visceral. As pessoas interessadas devem apresentar comprovante de endereço para ser feito o cadastro no CCZ e também assinar o termo de posse responsável.
Nesta semana, a unidade está com nove filhotes para adoção. O horário de funcionamento do CCZ é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30; fica localizado na Rua Verdes Mares, Quadra 21, s/n, Lote 01, Parque Sonhos Dourados.
Foto/Crédito: Divulgação/Internet