Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2015
  • CCZ identifica dengue sorotipo 4 circulando em Araguaína

CCZ identifica dengue sorotipo 4 circulando em Araguaína

Publicação:  12/01/2015 12h21
Última modificação:  12/01/2015 12h21
Compartilhar:

Na cidade, pelo menos dois casos foram registrados como positivos e outras cinco amostras estão em análise

 

A dengue sorotipo 4 circula desde 2012 em Araguaína. A constatação foi feita pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade As amostras analisadas em testes de laboratório, durante o exame de isolamento viral, identificaram a presença do sorotipo 4 no exame de sangue de pelo menos dois pacientes em 2014.

Outras cinco amostras coletadas em novembro e dezembro do ano passado na Unidade de Pronto Atendimento da cidade ainda aguardam a liberação dos resultados por parte do Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA).

Apesar da redução de 8% nos casos confirmados da dengue em Araguaína, de 494 casos em 2013 para 455 no ano passado, a circulação da variação do vírus na cidade intensificará as ações no órgão.

 

Novo vírus

Grande parte da população já foi exposta a outros sorotipos nos anos anteriores e por já ter tido contato com os vírus 1, 2 e 3, está suscetível ao novo vírus. O tipo 4 sofreu mutações e a população não tem anticorpos contra ele, aumentando, assim, o risco de contágio. Quem já teve dengue devido ao sorotipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelas demais variações.

A meta é que sejam feitas por ano dez coletas de sangue de pessoas com sintomas parecidos ao da dengue, para detectar o tipo de vírus circulante.

O sorotipo 4 da doença estava desaparecido há mais de 30 anos no município e é diferente dos outros que haviam circulado. A dengue sorotipo 4 não é mais perigosa que os demais modelos virais. Os sintomas dessa variação do vírus da Dengue são caracterizados por dor no fundo dos olhos, febre alta repentina, dor nas articulações (juntas), dores musculares e cansaço extremo.

 

Tratamento

O tratamento para dengue sorotipo 4 é feito à base de repouso e hidratação, mas é importante procurar um médico para fazer a medicação adequada. Tomar analgésicos por conta própria podem agravar os sintomas da dengue e é contraindicado nesses casos.

Para o prefeito, a participação popular conta pontos para que a cidade diminua os números. “Precisamos que a população de Araguaína nos ajude evitando água parada e diminuindo os focos da dengue. Avançamos nos últimos anos e conseguimos reduzir os casos de dengue e calazar. Há necessidade de reduzirmos ainda mais os casos confirmados, bem como o índice de infestação Predial e Depósito que ainda é muito alto”, alertou o prefeito Ronaldo Dimas.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2015
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante