A ação teve como objetivo de orientar os manipuladores de alimentos quanto às boas práticas de armazenamento e manipulação de alimentos oferecidos aos consumidores.
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde – Divisão de Vigilância Sanitária Municipal (VISA), realizou 85 orientações, 07 termos de intimação, 02 apreensões de produtos e 01 inutilização de produtos, durante uma fiscalização junto aos comerciantes, ambulantes e manipuladores de alimentos, durante a Exposição Agropecuária de Araguaína, Exposição Agropecuária de Araguaína, Expoara 2014. A ação aconteceu dentro e fora do Parque de Exposição, de 5 a 15 de junho.
A fiscalização envolveu um total de 17 agentes sanitários, dos quais seis ficaram de plantão diariamente, com o objetivo de orientar os manipuladores de alimentos quanto às boas práticas de armazenamento e manipulação de alimentos oferecidos aos consumidores. Além disso, cada barraca foi orientada quanto a manipulação das comidas.
A fiscalização observou que houve mau armazenamento do gelo para consumo, as maçã do amor ficavam em locais impróprios, molho de cachorro-quente exposto e manipuladores sem uso de touca. Todos foram intimados a se adequarem às orientações fornecidas pelos fiscais da Visa. Durante a fiscalização também, os agentes observaram que não houve a oferta de maionese caseira, mas de sache industrializado nas barracas de cachorro-quente, conforme orientação realizada em 2013. Apesar dos termos de intimação, apreensões realizadas e orientações sanitárias fornecidas ao comerciantes, os apontamentos feitos pelos fiscais da Vigilância Sanitária foram cumpridas.