Devem participar do evento cerca de 100 pessoas que irão discutir temas relacionados à segurança da população de Araguaína
Com o objetivo de construir diálogos com ênfase nas políticas que atendam as demandas da sociedade a fim de fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Araguaína recebe a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, nesta sexta-feira, 28 de Março, a partir das 08 horas, no Auditório Professor Jauro Studart Gurgel, localizado a Rua 25 de dezembro, na sede da Prefeitura.
O evento tem como finalidade promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, o que significa dizer que com a conferência, os técnicos estarão mais capacitados para atender a população, como aquelas que residem em áreas de risco, foram atingidas por enchentes ou precisam ser inclusas em programas de políticas públicas, por exemplo.
Devem participar do encontro cerca de 100 pessoas, entre representantes da sociedade civil; do poder público, membros de organizações não governamentais, agentes de Defesa Civil, conselheiro de entidades de classe, de políticas públicas, comunidade científica e a comunidade em geral. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento.
Temas
Durante o evento, deve ser apresentado e aprovado o regulamento da Conferência e serão escolhidos também os delegados que participarão da etapa estadual, da qual sairão os representantes do Estado para a Conferência Nacional. Serão realizadas palestras com quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
De acordo com o secretário da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Ricardo Isaías Pereira Silva, a participação social é importante. “Iremos esclarecer quais as demandas da Defesa Civil, iremos divulgar a forma de trabalho e apresentar o Plano de Ação” disse Pereira, acrescentando que outro assunto a ser debatido será relação às cidades resilientes, municípios vulneráveis que preveem e evitam desastres naturais.
Programação
09h – Credenciamento
09h30 – Abertura da Conferência Municipal
10h – Apresentação e aprovação do regulamento da Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
10h30 – Palestras
- “Construindo Cidade Resilientes”, com o diretor municipal de Meio Ambiente, Anibal Souza
- “A atuação da Defesa Civil”, com o coordenador da Defesa Civil, Simão Moura Fé
12h – Intervalo para almoço
13h – Grupos de Trabalho (GT’s)
Eixo I – Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres
Eixo II – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil
Eixo III – Gestão do conhecimento em Proteção à Defesa Civil
Eixo IV – Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes
17h – Intervalo
17h30 – Plenária
18h - Encerramento