Com acervo de quatro mil exemplares, o objetivo da Secretaria de Educação é oportunizar leitura em ambientes públicos.
As pessoas que gostam de leitura terão um incentivo a mais em Araguaína. É que a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Educação, realiza o projeto Biblioteca Volante, para estimular a leitura no cotidiano da população, além de incentivar a cultura, a transmissão de conhecimento e de fomentar pesquisa social e científica. O projeto, realizado em pontos estratégicos da cidade, conta com mais de 4 mil títulos da literatura infantil para empréstimos gratuitos. A prefeitura disponibilizou duas tendas, mesas e cadeiras que estão à disposição da população, cada uma com cerca de dois mil livros, que trazem histórias de diversos gêneros.
Nesta semana, a Biblioteca Volante está instalada na praça São Luiz Orione, oportunizando leitura a pessoas de todas as idades em um espaço agradável e tranquilo, possibilitando uma viagem, uma nova visão de vida, através do mundo da leitura. Durante a exposição da Biblioteca Volante, a Secretaria disponibiliza funcionários para atender e auxiliar a população com as obras disponíveis. Durante sua visita à Biblioteca na Praça, Antônio de Araújo aprovou a ideia. “Às vezes fico procurando um autor novo, uma nova história e vejo que aqui, na praça pública, posso diversificar minha leitura”, destacou o vendedor.
O projeto segue até amanhã na Praça São Luis Orione e terá continuidade em outros pontos da cidade. Para o secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, a iniciativa de entregar à população do município outro equipamento de cultura é democratizar o acesso à leitura, disseminar informações gratuitamente, bem como estimular o imaginário. “O hábito de ler transforma o cidadão, eleva o seu conhecimento intelectual e facilita o seu convívio no meio social”, assinalou o secretário.
Fotos: Abdon Barbosa