A estimativa é que até julho de 2015 as unidades básicas de saúde estejam com os serviços interligados
O compromisso de fortalecer a atenção básica de saúde e tornar possível a marcação de consultas por telefone está sendo realizado. A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, deu início ao processo de informatização nas unidades básicas de saúde (UBS). Essa ação tornará possível a comunicação necessária para efetivação do programa Araguaína Conectada. A estimativa é que até julho de 2015 a informatização da saúde esteja efetivada e até dezembro do próximo ano o 0800 esteja implantado.
A visão de rede adotada tem o objetivo de organizar os agendamentos de consultas e de exames, padronizando protocolos de atendimento, acompanhamento do cidadão, cadastro e prontuário único, disponibilização de informação para todos os profissionais e interligação dos serviços de saúde no município, especialmente nas unidades básicas.
Readequação
Segundo o secretário da Saúde, Jean Coutinho, várias ações estão sendo executadas simultaneamente para montar a estrutura de informatização. A reestruturação do estoque de medicamentos foi o pontapé inicial. Como, na atual gestão, as farmácias foram centralizadas nas unidades básicas, a funcionalidade do sistema e o estoque interligado irão possibilitar que a quantidade de medicamentos seja gerenciada pelo servidor da secretaria, melhorando a administração, logística na solicitação de pedidos e economia no processo de dispensação.
Relacionada a essa ação, a Secretaria implantou o Setor de Compras, que favoreceu o aperfeiçoamento de estoque de medicamentos. Dentro do Araguaína Conectada, o software adquirido pela Prefeitura está sendo compatibilizado ao e-SUS, sistema de informatização do Ministério da Saúde.
Internet nas UBS
Além disso, a Prefeitura está estruturando o sistema de comunicação e pontos de internet estão sendo implantados nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do programa “Internet para todos”. O projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério das Comunicações disponibilizará internet gratuita, com velocidade de 1MB.
De acordo com o secretário Jean Coutinho, para que a internet funcione efetivamente, até 2015 deve ser feita a aquisição de 190 novos computadores, que serão distribuídos nos postos de saúde, estoques e sede do órgão, e assegura que ainda existem pontos a serem adaptados, como levar a internet para a zona rural.
Implantação do 0800
Toda a rede municipal será capacitada até o final de 2015 para fazer uso da tecnologia da marcação de consultas pelo 0800, proporcionando agilidade no atendimento e no retorno à consulta médica.
Como funciona? O usuário liga para o 0800 na regulação da Secretaria Municipal da Saúde e verifica a disponibilidade do serviço demandado. Com o cartão SUS em mãos e o sistema informatizado, a Secretaria tem acesso aos dados individuais do usuário, que poderá, por telefone, marcar consultas médicas, exames laboratoriais e retornos de atendimentos.
Araguaína Conectada
A informatização da Secretaria Municipal da Saúde faz parte do Araguaína Conectada, que tem como objetivo a construção de uma infraestrutura de telecomunicações. O projeto contempla 7 programas de modernização da cidade: interligação de Órgãos Públicos Municipais através da rede de dados, disponibilização de Internet gratuita em diversos pontos públicos da cidade, sistema de vídeo monitoramento urbano, cadastro multifinalitário (mapeamento para reestabelecer a base de endereços em Araguaína), virtualização de documentos públicos, bem como modernização da fiscalização e do processo de trabalho dos agentes de endemia.
O valor global do projeto está estimado em R$ 11,4 milhões e deve entrar em funcionamento no próximo mês.