A intenção do projeto é difundir a ideia dos cuidados com a hipertensão, por meio de folders e banner a quem frequenta a Marginal Neblina.
Com a finalidade de combater o vilão da hipertensão, acontece nesta terça-feira, 29, na Marginal Neblina, o projeto “Eu sou 12 por 8”, das 16 às 19 horas. O evento, fruto da parceria entre a Pró-Saúde e a Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio do Hospital Municipal de Araguaína, tem como objetivo prevenir a hipertensão, que é a principal causadora de mortes no Brasil. Durante a ação de conscientizão, onze profisisonais estarão envolvidos oferecendo orientações sobre prescrição de medicamentos e alimentos saudáveis e a equipe de enfermagem realizará aferição de pressão arterial e dará orientações sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde.
Assim, medir a pressão arterial, controlar o peso e a alimentação, fazer exercícios físicos e visitar seu médico periodicamente são as palavras de ordem direcionadas na campanha “Eu Sou 12 por 8”, desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde. Na campanha nacional que o próprio Ministério da Saúde (MS) aderiu, os organizadores esperam que um público estimado de 400 pessoas passem pela tenda da saúde, apesar de ser a primeira vez que estão promovendo o evento.
O que é a hipertensão?
Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão. Previna-se, cuide-se, oriente-se. (Com informações do Site: www.eusou12por8.com.br)