Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2014
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2014
  • Ministério da Saúde sinaliza novas adequações para UPAs de Araguaína

Ministério da Saúde sinaliza novas adequações para UPAs de Araguaína

Publicação:  04/02/2014 11h41
Última modificação:  04/02/2014 11h41
Compartilhar:
Ministério da Saúde sinaliza novas adequações para UPAs de Araguaína

A UPA do Araguaína Sul deverá subir de categoria devido a demanda de atendimentos. Já a unidade da Vila Norte será inserida numa rede regional de urgência e emergência.

 

No final do mês de janeiro, o secretário de Saúde do município, Rubens Neves, e a secretária executiva, Musa Denaise de Sousa, acompanharam o apoiador do Ministério da Saúde, Daniel Borlini Zemuner, durante uma visita de rotina às Unidades de Pronto Atendimento do Araguaína Sul e da Vila Norte. “Nesta oportunidade, apresentamos todas as informações solicitadas pelo apoiador, inclusive os projetos da Prefeitura para cada uma das unidades”, explicou o secretário.

 

UPA Araguaína Sul

 

Durante a visita à unidade, o apoiador acompanhou o fluxo de pacientes e o corpo profissional montado para os atendimentos. Segundo o secretário, o apoiador do Ministério reconheceu que a UPA do Araguaína, classificada como nível 2, opera com capacidade e demanda de uma unidade de nível 3. “Dentro deste cenário, mostramos que o atual repasse do Ministério já não corresponde aos 50% de participação prevista pelo Governo Federal”, pontuou a secretária executiva Musa. O apoiador recomendou que a Secretaria de Saúde solicite ao Ministério a mudança de categoria da UPA, já que o critério populacional determinado para definição da categoria da unidade não é passível de ser aplicado em Araguaína, que atende pacientes de toda região meio norte do Estado e outros Estados.

 

UPA Bela Vista – Vila Norte

 

Sobre a abertura da UPA da Vila Norte, os representantes da secretaria afirmaram que o apoiador do MS compreendeu a limitação orçamentária do município para ativação imediata. “Deixamos claro que não houve previsão na época da construção e o custo é alto para o município, algo em torno de 950 mil reais somente para a abertura”, comentou Neves.

Outro ponto citado pelo representante do Ministério foi o reconhecimento, por parte do órgão, que várias UPAs em todo o Brasil foram entregues aos municípios incompletas, apenas com o mobiliário. “Faltam os equipamentos imprescindíveis para o atendimento à população como maquinários de raio-X entre outros”, completa Musa.

Por isso, o Ministério da Saúde liberou o sistema para que o município cadastre a proposta de aquisição dos equipamentos complementares. “Estamos adiantados neste ponto, pois já protocolamos nosso projeto no sistema. Nosso pleito é de cerca de 800 mil reais”, informa o secretário. “E o apoiador disse que vai solicitar ao Ministério agilidade na apuração da nossa proposta”, reforça Musa.

 

Regionalização

 

O Ministério também propôs que o atendimento da UPA Bela Vista seja regionalizado e inserido na rede de urgência e emergência da região de saúde Meio-Norte Araguaia, atendendo Araguaína e mais 16 cidades. “Neste caso, o critério populacional possibilitará a inserção da UPA nessa rede”, pontuou a secretária executiva. A ideia é que a UPA do Araguaína Sul atenda apenas demandas municipais, enquanto a outra será mais abrangente.

Mas, para isso, segundo o secretário, é necessário buscar acordos de co-financiamento com os gestores dos outros municípios. “Vamos propor esta reunião para definir, entre outros pontos, qual o valor de repasse de cada cidade para o custeio da unidade”, afirmou Rubens.

Já sobre a data para abertura, o apoiador não impôs prazo e nem determinou a devolução do valor de investimento – R$ 2 milhões – em caso de não abertura. 

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2014
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante