Entre os atendimentos estão abertura de empresas, baixas, alterações e informações de alvarás tornando menos burocrático os procedimentos para o empreendedor
Diminuir a informalidade, ajudar os microempresários araguainenses com orientações e informações sobre empreendedorismo, tornando menos burocrático os procedimentos administrativos para consolidar os seus negócios. Esses são alguns dos objetivos da Sala do Empreendedor, instalada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na sede da Prefeitura de Araguaína. Desde que foi inaugurada, em 2013, até este setembro desse ano, foram realizados 1.479 atendimentos.
Entre os atendimentos voltados para o empreendedor local estão a abertura de empresas, baixas, alterações, informações de alvarás, capacitações, acesso ao mercado, dentre outros. O público recebe atendimento personalizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, encontrando em um único ambiente todas as informações de que necessita.
Para o empresário Paulo Ricardo Silva Araújo, a Sala do Empreendedor serviu para orientá-lo em relação ao seu negócio. Araújo trabalha há cinco anos com reforma de estofados e queria informações de como melhorar seu empreendimento. Após o atendimento na sala, cadastrou-se no programa de Microempreendedor Individual (MEI). “O atendimento é muito bom, tirei todas as minhas dúvidas”, destacou.
Outro atendimento realizado na Sala do Empreendedor e que ajudou no desenvolvimento de um negócio, foi o da Ana Célia Martins, proprietária de um salão de cabeleireiro. De acordo com Ana Célia, há sete anos tinha o seu empreendimento, mas nunca tinha se formalizado.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram feitas 298 aberturas de empresas, 31 baixas, 342 declarações de imposto de renda, 30 alterações de CNPJ, 13 cadastros Minha Empresa Minha Vida, 23 microempresários inscritos na Oficina de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, 742 emissão de boletos DAS.