Quadrilhas, correios românticos, pescarias, contos e muita comida típica marcaram as comemorações em cada unidade da rede pública de ensino.
Na última sexta-feira, 13, os mais de 10 mil alunos da rede plúbica municipal de ensino iniciaram as comemorações dos tradicionais festejos juninos nas escolas e centros de educação infantil de Araguaína. A realização da quadrilha junina é fruto do empenho e trabalho das equipes de cada unidade de ensino na produção de espaços reservados às atividades lúdicas e que representam a cultura brasileira. O secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, passou por algumas escolas do município para conferir de perto a ornamentação, o figurino e a organização das equipes escolares.
A diversidade de comida típica, como a canjica, o mingau, o pé de moleque e os diversos tipos de caldo também abrilhantaram os festejos e a presença das famílias de cada comunidade que recebeu de braços abertos o período junino foi marcante durante as comemorações. “Eu não perco um ano essa festa. É um momento especial para todos nós”, disse seu Vladimir de Andrade, pai de aluno na Escola Municipal Manoel Lira.
As costumeiras festas de São João aconteceram em 26 unidades de ensino da rede municipal. Mais de 20 unidades realizarão seus festejos no dia 27 deste mês. “Trabalhar as manifestações populares, com a inserção das festas junina no projeto educacional, é uma forma dos educadores desenvolverem no aluno o gosto pela cultura e a valorização pela tradição popular e regional”, observou o secretário.
Crédito/Fotos: Abdon Barbosa