Nova praça terá de volta a fonte e será restaurado o marco histórico; além de palco fixo para shows e apresentações artísticas, com acessibilidade para todos.
Será realizada nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, no auditório Jauro Studart Gurgel, na prefeitura de Araguaína, uma audiência pública que vai apresentar o projeto de reestruturação e modernização da Praça São Luís Orione. O projeto foi elaborado pelo arquiteto e secretário executivo da Habitação, José Guimarães, e há cerca de 10 meses foi discutido em várias reuniões, nas redes sociais, recolhendo sugestões para melhorar o projeto de acordo com os anseios da família araguainense.
De acordo com Guimarães, o projeto primou pela conservação histórica da praça e também pela preservação das árvores que estão no local há anos. “O projeto deve o cuidado de preservar, praticamente, a totalidades das árvores, para que tenha uma arborização adequada para o lazer e descanso do araguainense”, comentou.
Sobre a questão histórica, o secretário executivo e arquiteto informou que a fonte da praça vai voltar, mas com um novo formato e mais moderna, criando um clima de acolhimento para as pessoas. “Foi um pedido da comunidade e estamos atendendo, resgatando a memória da nossa praça”, explicou. “A praça vai continuar sendo um local de lazer e descanso para a família araguainense”, finalizou Guimarães.
Estrutura
A Praça terá um palco fixo de 12,5x8 metros, com cobertura e rampa para acessibilidade. Espaço para pontos de lanches, banca de revistas e livrarias; playground para a criançada com vários brinquedos, wi-fi disponível em uma área de até 300 metros entorno da área da praça; além de todo um paisagismo e arborização adequados para o clima local.