Durante abertura do II Fórum Municipal de Educação, o membro do Conselho de Educação do Paraná, Carlos Eduardo Sanches, destaca os avanços da cidade na área educacional
O II Fórum Municipal de Educação de Araguaína iniciou-se na noite desta quinta-feira, dia 23, com a realização de uma palestra que teve como tema o Plano Nacional de Educação, ministrada pelo Membro do Conselho de Educação do Paraná, Carlos Eduardo Sanches. Durante o evento, Sanches destacou que Araguaína é referência na área educacional para os municípios brasileiros.
De acordo com o palestrante, Araguaína destaca-se nesse contexto porque o Município vem conquistando, neste tempo recente, algumas inovações e alguns avanços muito importantes na educação. “Eu posso citar um deles que é a educação infantil; enquanto que no Brasil quase que 90% das prefeituras estão precisando desenvolver um esforço muito grande para colocar todas as crianças de quase cinco anos na escola, aqui já está praticamente universalizado”, informou Sanches.
Ainda segundo o membro do Conselho de Educação, enquanto que no Brasil a taxa de cobertura de oferta de vagas em creches na fase de três anos de idade está na casa dos 20%, em Araguaína é quase o dobro disso. “Então o Município já vem desenvolvendo um trabalho muito aquém”, comentou.
Sanches também disse que a carreira para os profissionais que trabalham no magistério no Município se destaca ao nível nacional, em relação ao salário médio. “Quando a gente pega a soma de todos os salários e divide pelo número de pessoas, Araguaína se destaca no nível nacional”, explicou o palestrante. “Menos de 2% das prefeituras no Brasil conseguem atingir uma média salarial como a praticada aqui, e isso mostra o que o Município vem fazendo um esforço muito grande para ofertar educação”, completou Sanches, acrescentando que a cidade se apresenta hoje como referência nacional.
Fórum
O secretário municipal de Educação, Jorciley Oliveira, afirmou que o Fórum é um grande momento em que a Secretaria de Educação, os entes federados, outras instituições, Conselho, até mesmo o Poder Legislativo, encontram-se para discutir as políticas públicas na área da educação. “Nós vamos discutir as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Todos os municípios do país estão construindo os seus planos municipais. Esse é um grande momento para nós, para discutirmos estratégias, metas que são inerentes às peculiaridades de Araguaína”, comentou o secretário.
Ainda segundo Oliveira, Araguaína já tem um diagnóstico pronto para a construção do plano e por meio do fórum se estabelece regras de discussão, de implementações e também de sugestões. “Nós precisamos melhorar muito, mas em relação às metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, Araguaína supera todas as metas a nível nacional e a nível estadual”, afirmou.
A programação do Fórum segue nesta sexta-feira, durante todo o dia.
Plano Nacional de Educação
Desde junho, entrou em vigor a Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação. O objetivo deste Plano Nacional é que em um período de 10 anos, tanto o Governo Federal, Estadual e Municipal possa garantir que as pessoas tenham acesso a educação e melhorar a educação no país. E o Plano, ao mesmo tempo, determina que os Estados e Municípios também elaborem, até a metade do ano que vem, o seu Plano Municipal e o seu Plano Estadual de Educação.
Programação
24/10 – Sexta-feira
08h: Palestra, tema “Saúde do Trabalhador em Educação”, ministrada por Rosimar Mendes.
10h30: Palestra, tema “A violência nas escolas e as medidas protetivas”, ministrada pelo promotor de Justiça, Sidney Fiori Júnior.
14h: Palestra, tema “Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação”, que será ministrada pela presidente da Câmara de Educação Básica em Araguaína, Maria das Mercês, e pelo superintendente educacional da Semed, Railon Borges.
16h15: Leitura da alteração do Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação de Araguaína e aprovação da Ata.
Crédito das fotos: Leila Mel/Ascom