São 400 vagas oferecidas para quem não pode concluir o Ensino Fundamental. O programa ainda oferece qualificação profissional e espaço para os filhos dos alunos.
A aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano aconteceu na noite da última segunda-feira, 23, na quadra de esportes da Escola Municipal Dr. Simão Lutz, no setor Araguaína Sul. Mais de 300 alunos participaram da solenidade. Para o Secretário Municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, este é mais um desafio que o município enfrenta pela valorização dos cidadãos. “A Prefeitura abraçou o Projovem Urbano mostrando uma nova visão de futuro. Estamos prontos para que, daqui a 18 meses, possamos estar aqui novamente diplomando todos os alunos atendidos pelo programa”, enfatizou Oliveira.
O Município
A Prefeitura oferece 400 vagas para cidadãos que não concluíram o Ensino Fundamental e, por meio do Projovem Urbano, terão a chance de resgatar os conteúdos e ainda iniciar uma qualificação profissional. Para a dona de casa Helen Barbosa, de 28 anos, e há oito sem ir à escola, o programa veio para ajudá-la a dar continuidade ao sonho de chegar até a universidade. “Fiquei parada no tempo, construí família e aí ficou difícil pra eu ir à escola. Mas com o programa posso levar meu filho na escola junto comigo. Lá eu sei que vou estudar e alguém vai ficar olhando ele para mim” comentou Helen.
O Programa
As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, nas Escolas Simão Lutz, no setor Araguaína Sul, César Belmino, no setor Tereza Hilário Ribeiro, e na Escola Estadual Moderna, no setor Barros. Serão oferecidos cursos de iniciação profissional nas áreas de auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Na escola estadual Moderna os alunos terão qualificação profissional na área de alimentação.