Sete unidades básicas de saúde estão em reforma e mais sete serão construídas. Algumas terão até três equipes do Programa de Saúde da Família – PSF, além de farmácias básicas.
A saúde de Araguaína está sendo reestruturada. Está em andamento a reforma de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais sete serão construídas, aumentando significativamente a capacidade de atendimento da Atenção Básica de Saúde do município. Algumas unidades passarão a funcionar com até três equipes do Programa Saúde na Família (PSF) e todas contarão com farmácia básica. A informação é do secretário municipal da Saúde, Rubens Neves.
O secretário explicou que o aumento das equipes de PSF será gradativo, pois depende do contingente populacional que a UBS abrange. “Mas algumas já estarão com capacidade instalada de até três equipes. As farmácias básicas regionalizadas que atualmente funcionam em prédios alugados passarão a funcionar nas próprias unidades. Após as reformas, com as farmácias funcionando nas UBSs, não terá mais sentido o funcionamento das farmácias regionalizadas”, disse.
Além das farmácias nas unidades, entrou em funcionamento na segunda quinzena de junho, na sede da Prefeitura Municipal, a Farmácia de medicamentos de controle especial, que faz a entrega de medicamentos “controlados”.
As sete novas UBSs já estão garantidas pelo Ministério da Saúde. A Portaria nº 1.380, de 9 de julho, tornou disponível um recurso de mais de R$ 3,4 milhões, conforme as propostas apresentadas pelo prefeito Ronaldo Dimas em abril ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “As novas UBSs fazem parte dos compromissos assumidos com a população. Vamos buscar muito mais”, apontou Dimas.
Licitações mais rápidas
Após a disponibilização dos recursos pelo Ministério da Saúde, o próximo passo da Secretaria Municipal da Saúde é o processo licitatório. Segundo o secretário de Captação e Gestão de Recursos, Júlio César Sampaio, a construção das novas UBSs terão licitações na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o que agiliza os processos. “Essa modalidade de licitação foi usada nas obras para a Copa e foi estendida para a saúde, educação e obras do PAC”, explicou Sampaio.
Ainda de acordo com o secretário Júlio, os critérios técnicos para a construção das novas unidades serão muito bem avaliados. “Uma análise técnica das empresas será feita para evitar atrasos nas obras. Tivemos muitos convênios da gestão anterior com problemas de toda ordem, inclusive de engenharia, daí a demora e a paralisação das reformas de algumas UBSs”.
Entrega das reformas
As reformas da UBS Manoel dos Reis, no Jardim das Flores, da UBS Bairro de Fátima e da UBS Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães, tiveram inicio no final do mês de junho com previsão de entrega para o mês de agosto, quando serão iniciadas as reformas das outras quatro unidades: UBS Avany Galdino, no Bairro São João, UBS do Setor Couto Magalhães, UBS Araguaína Sul e UBS Palmeiras do Norte, no setor São Miguel.
“Para essas reformas, há a necessidade de transferir as equipes das unidades a serem reformadas para a continuidade do atendimento em outras mais próximas. Isso trará alguns transtornos com deslocamentos da comunidade. Mas a comunidade têm sido compreensiva, entendendo que o transtorno é passageiro, já que o benefício permanecerá”, explicou o secretário de saúde.
As UBSs construídas nesta gestão, como as do bairro JK, do setor Cimba, do Maracanã e do Dom Orione, serão inauguradas quando estiverem equipadas. O processo licitatório para aquisição dos equipamentos está em andamento.
A UBS do Setor Eldorado está prevista para ser aberta em agosto. A UBS passará de 1 para 2 equipes do Programa Saúde na Família.
Serviço
UBSs em reforma: UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores), UBS Bairro de Fátima e UBS Albeny Soares (Setor Couto Magalhães).
UBSs já reformadas com equipagem em andamento: UBS Juscelino Kubitschek (Bairro JK), UBS do Setor Cimba, UBS do Setor Maracanã e UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione).
Próximas UBSs que serão reformadas: UBS Avany Galdino (Bairro São João), UBS do Setor Couto Magalhães, UBS Araguaína Sul e UBS Palmeiras do Norte (Setor São Miguel).
Créditos/Fotos: Leila Mel/ASCOM