Ações visam a conscientização sobre a saúde preventiva, exames periódicos e vacinação regular do público masculino.
Durante o mês de agosto, todas as unidades básicas de saúde do município estão desenvolvendo ações focadas na saúde preventiva dos homens. São orientações que acontecem nas salas de espera dos postinhos ou em parceria com empresas.
Para a enfermeira Amália Camila, coordenadora do programa Ciclos de Vida, da Secretaria de Saúde do Município, na maioria das vezes os homens deixam de procurar ajuda por falta de hábito. “Há também as barreiras culturais e institucionais que dificultam esta adesão. Contamos com o apoio das famílias e dos empregadores para quebrar este tabu”, revela.
Metodologia
Servidores da área Técnica do Programa Saúde do Homem atuam com o público de 20 a 59 anos repassando informações por meio de palestras sobre hipertensão, diabetes, colesterol, doenças do coração e sexualmente transmissíveis. As empresas interessadas em promover essa campanha devem procurar a Secretaria da Saúde. “Estas conversas podem acontecer tanto dentro das empresas, quando há a abertura, quanto nas salas de espera das UBSs, com palestras rápidas e aproveitando a presença da família”, explica a enfermeira.
A colaboração de mães e esposas é fundamental neste processo porque, segundo Amália, é dentro de casa que as informações são disseminadas com mais ênfase. “O público majoritário dos postinhos são mulheres e crianças, por isso trabalhamos com essa consciência, porque a saúde da família também depende da saúde do homem”, esclarece.
Causas
No Tocantins, dentro da faixa etária atendida, as principais causas de mortes entre os homens são externas (acidentes, violência), porém vêm seguidas das doenças no aparelho circulatório e neoplasias (crescimento descontrolado de células, que pode acarretar na formação de tumores).
Em 2009, foi criada a Política Nacional de Saúde do Homem por meio da Portaria 1.944, de 27 de agosto de 2009, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e promover ações que contribuam para a compreensão da importância dos exames periódicos e demais práticas preventivas da saúde.
Crédito da imagem: Divulgação